Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28748
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorReis, Loureni Fagundes dos-
dc.date.accessioned2022-06-07T19:23:44Z-
dc.date.available2022-06-07T19:23:44Z-
dc.date.issued2013-10-04-
dc.identifier.citationREIS, Loureni Fagundes dos. Capacitação para inovação no Brasil: perfil dos cursos ofertados por instituições de ensino superior. 2013. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28748-
dc.description.abstractThe objective of this research is to map the profiles of courses for innovation offered by Higher Education Institutions (HEIs). As its foundational characteristics outlined how the research was descriptive, being developed from the systematization of data collected. To enable analysis of the quality of the results achieved this study followed a design document. Its nature, research is characterized as qualitative. The survey uses non-probabilistic intentional sample, since they were selected superios Education Institutions (HEIs). To meet the needs of the investigation demanded by the research problem, and the design methodology presented employ the technique of content analysis, using the computer program AtlasTI, version 7. The theoretical framework includes concepts intrinsic to innovation and social complexity and current relationships with both education and the world of work, and specific learning adult student. To reach the goal were mapped 79 IES, resulting 114 training programs offered were categorized and analyzed by type of course offered, target audience, objectives and contents. Among the findings it was realized that the mapping may serve as a possible reference tool for decision making, both for organizations that are in the early stages of awareness, as they need to advance the deployment actions of innovative processes, the mapping can be one reliever characteristics of uncertainty and mistrust errors that are inherent to the process of innovation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação para o trabalhopt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectEducational innovationspt_BR
dc.subjectEducation, Higherpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectCareer educationpt_BR
dc.subjectTechnological innovationspt_BR
dc.titleCapacitação para inovação no Brasil: perfil dos cursos ofertados por instituições de ensino superiorpt_BR
dc.title.alternativeTraining for Innovation in Brazil: profile of courses offered by higher education institutionspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo geral desta pesquisa é mapear os perfis dos cursos voltados para inovação ofertados por instituições de Ensino Superior (IES). Quanto às suas caraterísticas fundantes, a pesquisa foi delineada como descritiva, sendo desenvolvida a partir da sistematização dos dados coletados. Para permitir a análise da qualidade dos resultados alcançados, o presente estudo seguiu um delineamento documental. Quanto à sua natureza, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa. A pesquisa ainda utiliza-se de amostras não probabilísticas intencionais, uma vez que foram selecionadas Instituições de Ensino Superios (IES). Para atender às necessidades da investigação demandados pelo problema de pesquisa e pelo delineamento metodológico apresentado, empregou-se a técnica de análise de conteúdo utilizando o programa de computador AtlasTI, versão 7. O referencial teórico contempla conceitos intrínsecos às inovações, à complexidade social atual e as relações de ambas com a educação e o mundo do trabalho, além de especificidades da aprendizagem do aluno adulto. Para o alcance do objetivo foram mapeadas 79 IES, resultando 114 programas de formação ofertados os quais foram categorizados e analisados pelo tipo de curso ofertado, público-alvo, objetivos e conteúdos. Entre os resultados, percebeu-se que o mapeamento pode servir como possível instrumento de referência para a tomada de decisão tanto para organizações que estejam nas fases iniciais de sensibilização como as que precisam avançar nas ações de implantação de processos inovativos, podendo ser o mapeamento um amenizador das características de incerteza, erros e desconfiança que são imanentes ao processo de inovar.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3935959825524872pt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, Hélio Gomes de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0436-4966pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4184013516110438pt_BR
dc.contributor.referee1Strauhs, Faimara do Rocio-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4013-2724pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3857956905317907pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Helena de Fatima Nunes-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8901-629Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1216712773575109pt_BR
dc.contributor.referee3Cavalcante, Marcia Beatriz-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/ 0000-0003-1014-107Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4940703476348580pt_BR
dc.contributor.referee4Lima, Isaura Alberton de-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/ 0000-0001-7450-5579pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1133870932761744pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
capacitacaoinovacaobrasilcursos.pdf10,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons