Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28788
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFelipe, Tiago José-
dc.date.accessioned2022-06-10T14:46:29Z-
dc.date.available2022-06-10T14:46:29Z-
dc.date.issued2020-10-03-
dc.identifier.citationFELIPE, Tiago José. Aprendizagem de forma interdisciplinar de física e matemática através da construção de protótipos. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28788-
dc.description.abstractDuring the Physics and Mathematics classes it is notorious that many students start with a negative conception of what is to come. One of the ways to change this view is for the teacher to demonstrate that the discipline is present in their daily life. This work made it possible to demonstrate the insertion of the construction of a prototype of a house and of a bridge made with sticks playing the role of a technical object with the intention of improving the students' view of the concept of balance, studied in the discipline of Physics, and the concept of area and volume, studied in the discipline of Mathematics. It concludes that interdisciplinary projects contribute to significant learning in science teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectConstrutivismo (Educação)pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectConstructivism (Education)pt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPhysics - Experimentspt_BR
dc.titleAprendizagem de forma interdisciplinar de física e matemática através da construção de protótipospt_BR
dc.title.alternativeLearning in an interdisciplinary physics and mathematics form through prototype constructionpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoDurante as aulas de Física e de Matemática é notório que muitos alunos iniciam com uma concepção negativa do que estará por vir. Uma das maneiras de mudar essa visão é o docente demonstrar que a disciplina está presente em seu cotidiano. Este trabalho possibilitou demonstrara inserção da construção de um protótipo de uma casa e de uma ponte feita com palitos fazendo o papel de um objeto técnico tendo como o intuito de melhorar a visão dos alunos sobre o conceito de equilíbrio, estudado na disciplina de Física, e do conceito de área e volume, estudado na disciplina de Matemática. Conclui desta maneira que projetos interdisciplinares contribuem para uma aprendizagem significativa no ensino de Ciências.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Blanco, Daniel Rodrigues-
dc.contributor.referee1Blanco, Daniel Rodrigues-
dc.contributor.referee2Brandão, William Arthur Philip Louis Naidoo Terroso de Mendonca-
dc.contributor.referee3Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aprendizageminterdisciplinarfisicamatematica.pdf744,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.