Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28790
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Siqueira, Vera Lúcia | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-10T17:44:14Z | - |
dc.date.available | 2022-06-10T17:44:14Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-12 | - |
dc.identifier.citation | SIQUEIRA, Vera Lúcia. Desenvolvimento de uma experiência investigativa com célula fotovoltaica para o ensino de ciências. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28790 | - |
dc.description.abstract | This monograph presents the result of the developing work of an investigative experience with a photovoltaic cell for science teaching. Energy and related concepts from different disciplines, mainly Natural Sciences and Socil Sciences, in addition to Mathematics and Portuguese Language, are built integrating the Freire'sandthe CTSA approach science,technology,society and environment. The development of a simple and lowcost investigative experience proved tobe technically and economically feasible to be applied to groups of high school students. Designed for different levels of investigative experience, through this activity, several concepts related to the generation of photovoltaic energy canbe constructed. The proposed following teaching allows the problematization of the solar energy theme and reflection son the Brazilian energy matrix in line with the objectives of the 2030 agenda. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de energia fotovoltaica | pt_BR |
dc.subject | Ciências sociais | pt_BR |
dc.subject | Energia - Fontes alternativas | pt_BR |
dc.subject | Photovoltaic power systems | pt_BR |
dc.subject | Social sciences | pt_BR |
dc.subject | Renewable energy sources | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de uma experiência investigativa com célula fotovoltaica para o ensino de ciências | pt_BR |
dc.title.alternative | Development of a photovoltaic cell investigative experience for science education | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia apresenta o resultado do trabalho de desenvolvimento de uma experiência investigativa com célula fotovoltaica para o ensino de ciências. Energia e conceitos correlatos de diversas disciplinas, principalmente de Ciências da Natureza e Ciências Sociais, além de Matemática e Língua Portuguesa, são construídos integrando-se a abordagem freiriana e o enfoque CTSA ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. O desenvolvimento de uma experiência investigativa simples e de baixo custo mostrou-se técnica e economicamente viável para ser aplicado a grupos de alunos de ensino médio. Pensada para os diferentes níveis de experiência investigativa, por meio dessa atividade, diversos conceitos relacionados à geração de energia fotovoltaica podem ser construídos. A sequência didática proposta permite a problematização do tema energia solar e reflexões sobre a matriz energética brasileira em consonância com os objetivos da agenda 2030. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cedran, Jaime da Costa | - |
dc.contributor.referee1 | Cedran, Jaime da Costa | - |
dc.contributor.referee2 | Nunes, Rodrigo Ruschel | - |
dc.contributor.referee3 | Souza, Jennifer Caroline de | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
desenvolvimentocelulafotovoltaica..pdf | 604,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.