Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28797
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCruz, Ynaiara Kristhine Stopa da-
dc.date.accessioned2022-06-13T14:27:46Z-
dc.date.available2022-06-13T14:27:46Z-
dc.date.issued2020-10-03-
dc.identifier.citationCRUZ, Ynaiara Kristhine Stopa da. Educação ambiental crítica na formação inicial e continuada de professores: um mapeamento sistemático de literatura. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28797-
dc.description.abstractThis paper presents the results of a systematic literature review (RSL) that aimed to investigate how Critical Environmental Education is being addressed in initial and continuing teacher education. The research was carried out through works published in the following databases: Digital Library of Theses and Dissertations of the Brazilian Institute of Information and Science and Technology, Bank of Theses and dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel ­CAPES and in the journals in the area of Teachingin A1,A2 and B1 between 2000 and 2018. As a result of the 7.460 studies analyzed, only 16 addressed the theme of teacher education about Critical Environmental Education with the intuition to reflect on the political, economic, social and environmental aspects of the theme.Therefore,the results show the lack in the publications about Critical Environmental Education in the initial and continuous formation of teachers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectLiterature - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.titleEducação ambiental crítica na formação inicial e continuada de professores: um mapeamento sistemático de literaturapt_BR
dc.title.alternativeCritical environmental education in the initial and continuing training of teachers: a systematic literature mappingpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados de uma revisão sistemática de literatura (RSL) que teve como objetivo investigar de que forma a Educação Ambiental Crítica está sendo abordada na formação inicial e continuada de professores. A investigação foi realizada por meio de trabalhos publicados nos seguintes bancos de dados: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação e Ciências e Tecnologia, Banco de Teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior –CAPES e nas revistas qualificadas na área de Ensino em A1, A2 e B1 entre 2000 e 2018. Como resultados dos 7.460 trabalhos analisados, somente 16 abordavam a temática de formação de professores a cerca da Educação Ambiental Crítica com intuído de refletir sobre os aspectos políticos, econômicos, sociais e ambientais acerca da temática. Portanto os resultados evidenciam a carência nas publicações a respeito da Educação Ambiental Crítica na formação inicial e continuada de professores.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos-
dc.contributor.referee1Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos-
dc.contributor.referee2Blanco, Daniel Rodrigues-
dc.contributor.referee3Rissi, Debora Regina da Silva-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaoambientalcriticaprofessores.pdf327,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.