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Título: A formação continuada de professores e as práticas pedagógicas em Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo organizado pela investigação-ação
Título(s) alternativo(s): Continuing teacher education and pedagogical practices in Science in the early years of elementary education: a study organized through action-research
Autor(es): Helvig, Juliane Luzia
Orientador(es): Alves, João Amadeus Pereira
Palavras-chave: Professores - Formação
Ciência - Estudo e ensino
Educação
Escolas públicas - Corpo docente
Teachers, Training of
Science - Study and teaching
Education
Public schools - Faculty
Data do documento: 30-Nov-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: HELVIG, Juliane Luzia. A formação continuada de professores e as práticas pedagógicas em Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo organizado pela investigação-ação. 2021. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: Esta dissertação decorre da investigação acerca do trabalho dos professores que lecionam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tem por escopo a proposição e sistematização de uma formação coletiva e colaborativa sob a concepção da investigação-ação, como processo possível de ampliação dos conhecimentos teórico-práticos fundamentais à ação docente na Educação Básica. Busca-se, desse modo, inquirir como se dá a inserção da perspectiva crítica, reflexiva e investigativa no contexto de atuação docente, pela relevância que a formação em serviço tem no âmbito colaborativo e no desenvolvimento do ensino de Ciências, bem como, de outras componentes curriculares. Assim, o problema gerador se expressa na seguinte indagação: como o processo de investigação-ação pode contribuir para a qualificação das práticas docentes no ensino de Ciências, em uma escola da Rede Municipal de Curitiba – PR? Diante disso, objetiva-se analisar a prática docente das professoras de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental, quando estas se envolvem em uma proposta formativa sob a ótica da investigação-ação. Para a constituição dos dados, utilizou-se de elementos estruturantes oriundos da concepção de pesquisa educacional da própria investigação-ação, compondo uma abordagem metodológica qualitativa, concebida inicialmente por questionário semiestruturado aplicado as professoras que ensinam Ciências e, em seguida, pela realização sistemática de encontros colaborativos sob a concepção da investigaçãoação. A análise dos dados sustentou-se também pela concepção de investigaçãoação, gerando duas categorias, a saber: “O ensino de Ciências na escola – abordagens e enfrentamentos do ensino de Ciências nesta fase de escolarização” e “Identificadores para o desenvolvimento de uma formação continuada em serviço pautada na investigação-ação”. Os resultados apontam para uma qualificação da prática pedagógica em Ciências quando os docentes se engajam na constituição de grupos colaborativos referenciados pela ação formativa de espiral autorreflexiva Lewiniana. Evidencia-se também, nos seus resultados, que o trabalho organizado pela investigação-ação é uma alternativa viável na formação continuada de professores em serviço por oferecer referenciais teóricos e práticos importantes no âmbito epistemológico do ensino de Ciências. O Produto Educacional dessa pesquisa se materializa na composição da sistematização de elementos basilares para se conceber a investigação-ação no contexto escolar, como processo formativo, colaborativo, reflexivo e autorreflexivo docente exteriorizado por temática relevante e emergente da componente curricular de Ciências, dos Anos Iniciais no Ensino Fundamental.
Abstract: This dissertation stems from the investigation about the work of teachers who teach in the early years of elementary school. Its scope is the proposition and systematization of collective and collaborative training under the concept of actionresearch, as a possible process of expanding theoretical-practical knowledge fundamental to teaching action in Basic Education. In this way, the aim is to inquire how the insertion of a critical, reflective and investigative perspective in the context of teaching practice takes place, given the relevance that in-service training has in the collaborative context and in the development of Science education, as well as other curricular components. Thus, the generating problem is expressed in the following question: how can the action-investigation process contribute to the qualification of teaching practices in Science Teaching in a school in the Municipal Network of Curitiba – PR? Therefore, the objective is to analyze the teaching practice of Science teachers in the Early Years of Elementary School, when they are involved in a training proposal from the perspective of action-research. For the constitution of the data, we used structural elements from the educational research conception of the action-research itself, composing a qualitative methodological approach, initially conceived by a semi-structured questionnaire applied to teachers who teach Science and then by the systematic realization of collaborative workshops under the concept of action-research. Data analysis was also supported by the concept of actionresearch, generating two categories, namely: “Science teaching at school – approaches and confrontations in Science teaching at this stage of schooling” and “Identifiers for the development of a continuing in-service training based on actionresearch”. The results point to a qualification of pedagogical practice in Science when teachers engage in the constitution of collaborative groups referenced by the formative action of a Lewinian self-reflective spiral. It is also evident in its results that the work organized by action research is a viable alternative in the continuing education of in-service teachers, as it offers important theoretical and practical references in the epistemological scope of Science teaching. The Educational Product of this research is materialized in the composition of the systematization of basic elements to conceive the action-research in the school context, as a formative, collaborative, reflective and self-reflective teaching process externalized by relevant and emerging Science themes of the Early Years in Elementary School.
Descrição: Acompanha: Proposta de formação continuada para professores que atuam com ensino de Ciências sob a ótica da investigação-ação
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28882
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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