Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28890
Título: Ensino de matemática no contexto da educação ambiental: elaboração de uma proposta didática para um 6º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Mathematics teaching in the context of environmental education: elaboration of a didactic proposal for a 5th grade class of elementary school
Autor(es): Moreira, Alexandre Alievi
Orientador(es): Pereira, Luciana Boemer Cesar
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Educação ambiental
Jogos no ensino de matemática
Mathematics - Study and teaching
Environmental education
Games in mathematics education
Data do documento: 15-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: MOREIRA, Alexandre Alievi. Ensino de matemática no contexto da educação ambiental: elaboração de uma proposta didática para um 6º ano do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.
Resumo: O objetivo principal desta pesquisa é apresentar uma proposta didática para o Ensino de Matemática no contexto da Educação Ambiental para um 6º ano do Ensino Fundamental. Optou-se pelo jogo devido ao seu caráter lúdico e motivador. Após elaborada, a atividade foi aplicada em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental em um colégio estadual localizado no município de Santa Terezinha de Itaipu, no oeste do Paraná. A partir da observação dos alunos durante a realização do jogo, pode-se concluir que os objetivos almejados para a proposta foram alcançados, tendo em vista que todos os estudantes se envolveram com a atividade e se sentiram motivados em participar dela .Através do jogo, os alunos puderam praticar conteúdos matemáticos que já haviam estudado, e também aprender assuntos da sua realidade local relacionados ao meio ambiente. Atualmente, percebe-se que os professores estão cada vez mais preocupados em encontrar uma metodologia de ensino que torne suas aulas mais atraentes para os estudantes e a aprendizagem mais significativa. Nesta perspectiva, espera-se que a proposta didática apresentada nesta pesquisa possa contribuir na prática pedagógica de docentes de Matemática.
Abstract: The main objective of this research is to present a didactic proposal for Mathematics Teaching in the context of Environmental Education for a 5th gradeclass of Elementary School. Game was chosen for its playful and motivating character. After elaboration, the activity was applied in a 5th grade class of Elementary School in a state college located in the municipality of Santa Terezinha de Itaipu, in the west of Paraná. From the observation of the students during the game, it can be concluded that the objectives sought for the proposal were reached, considering that all the students became involved with the activity and felt motivated to participate in it. Bythe game, students were able to practice mathematical content that they had already studied, and also learn subjects of their local reality related to the environment. Nowadays, it is perceived that teachers are increasingly worried about finding a teaching methodology that will make their classes more attractive to students and the learning more meaningful. From this perspective, it is expected that the didactic proposal presented in this research may contribute to the pedagogical practice of mathematics teachers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28890
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_I_2017_1.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.