Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28932
Título: Aprendizagem contínua dos professores nas instituições de ensino de Cachoeira do Sul - RS
Título(s) alternativo(s): Continuous learning of the teachers in the institutions of Cachoeira do Sul
Autor(es): Rodrigues, Daiane Luiz Machado
Orientador(es): Andrade, Zinara Marcet de
Palavras-chave: Professores - Formação
Aprendizagem
Ensino
Teachers, Training of
Learning
Teaching
Data do documento: 11-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: RODRIGUES, Daiane Luiz Machado. Aprendizagem contínua dos professores nas instituições de Cachoeira do Sul - RS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.
Resumo: O presente trabalho tem como foco o estudo da aprendizagem contínua dos professores. Neste sentido, o seu objetivo principal constitui em verificar como acontece a aprendizagem contínua dos professores do Nível Básico das Instituições de Cachoeira do Sul. Além disso, também são suas finalidades, reconhecer o que é aprendizagem contínua; identificar as formas possíveis de realizá-las, dentro das instituições de Ensino; compreender o processo de aprendizagem contínua dos professores; descrever as estratégias utilizadas pelas instituições de Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, na educação de seus docentes. Assim sendo ,todos os esforços buscaram compreender melhor a questão da capacitação e aprendizagem contínua dos professores. A cada dia, o desenvolvimento, a educação e a capacidade de aprendizagem tornam-se indispensáveis para a formação das pessoas, para as instituições e para todos envolvidos no processo de aprendizagem. Desta forma, uma estratégia que pode facilitar o processo de capacitação, dentro de uma instituição de ensino é a aprendizagem contínua dos professores. Portanto, para que os objetivos fossem alcançados de maneira eficiente, o mesmo, teve como metodologia pesquisa qualitativa, por meio de uma pesquisa descritiva, tipo de pesquisa de campo. Por conseguinte, o presente trabalho, conforme objetivo geral proposto, possibilitou constatar que os participantes da pesquisa têm total convicção do quanto é importante a aprendizagem contínua, e como a mesma acontece dentro e fora do ambiente escolar, voltada diretamente para aumentar a competência cognitiva, as habilidades em sala de aula, a relação aluno professor, e assim poder ter mais autoconfiança para interagir com o aluno dentro das novas tecnologias, o que favorece no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The present work has as its theme the continuous learning of teachers. In this sense, your main goal is to check as the continuous learning of Basic - level teachers of institutions of Cachoeira do Sul. In addition, they are also their purpose: recognize what is continuous learning; identify the possible ways to perform them with in the educational institutions; understand the continuous learning process of teachers; describe the strategies used by the institutions of Cachoeira do Sul, in the education of their teachers. Accordingly, all efforts have sought to better understand the issue of training and continuous learning for teachers. Everyday, the development, education and learning ability become indispensable to the formation of the people, for the institutions and for all involved in the learning process. In this way ,a strategy that can facilitate the training process, with in an educational institution is the continuous learning of teachers. Therefore, for the goals to be achieved in an efficient manner, the same methodology, qualitative research, using a descriptive research, type of field research. Therefore, the present work as general objective proposed, allowed to see that the subject of the search has full conviction of the importance of continuous learning, and as the same happens inside and outside the school environment, directly to increase the cognitive competence, skills in the classroom, teacher student relationship, and thus be able to have more confidence to interact with the student in new technologies, which favors in the teaching - learning process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/28932
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_I_2017_13.pdf424,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.