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Título: Avaliação de desempenho multicritério do capital intelectual em uma universidade pública brasileira
Título(s) alternativo(s): Multi-criteria performance assessment of intellectual capital in a brazilian public university
Autor(es): Baldo, Afonso Romano Brustolin
Orientador(es): Bortoluzzi, Sandro César
Palavras-chave: Desempenho - Avaliação
Capital intelectual
Processo decisório por critério múltiplo
Planejamento estratégico
Universidades e faculdades públicas
Performance - Evaluation
Intellectual capital
Multiple criteria decision making
Strategic planning
Public universities and colleges
Data do documento: 21-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BALDO, Afonso Romano Brustolin. Avaliação de desempenho multicritério do capital intelectual em uma universidade pública brasileira. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: Impulsionadas por demandas externas, as universidades têm buscado formas de melhorar e fortalecer seu valor, transparência e competitividade, buscando meios para avaliar e mensurar o capital intelectual (CI). A literatura tem proposto diversos modelos de mensuração, com principal foco no ranqueamento e divulgação do CI, no entanto, estes modelos deixam o papel do gestor e a gestão do CI, em segundo plano. Sendo assim, a pesquisa objetiva construir um modelo multicritério construtivista de avaliação de desempenho do CI de uma universidade pública brasileira. Inicialmente, utilizou-se o procedimento de pesquisa bibliográfica, de natureza descritiva, abordagem qualitativa na identificação dos artigos e quantitativa nas análises, tendo como instrumento de intervenção o Knowledge Development Process – Constructivist (ProKnow-C), para realizar a revisão da literatura. Na sequência, foi realizada a pesquisa de campo, de natureza exploratória, abordagem do problema qualitativa e quantitativa, tendo como instrumento de intervenção a metodologia Multicriteria Decision Aid – Constructivist (MCDA-C), que resultou na construção de um modelo multicritério construtivista de avaliação de desempenho. Os principais resultados da revisão da literatura foram: a identificação de um portfólio bibliográfico de 18 artigos, dos quais foi possível identificar que: os artigos utilizam modelos genéricos de mensuração do CI; majoritariamente, as mensurações se baseiam em dados de relatórios anuais ou planos estratégicos das universidades; ausência de pesquisas com viés construtivista, que considerassem os valores e percepções do decisor, assim como a singularidade do contexto na construção dos modelos; e ausência de artigos que recomendassem ações de melhoria do desempenho do CI, apoiando assim o processo decisório. A construção do modelo multicritério construtivista, cumpre o objetivo do trabalho e preenche as lacunas encontradas na literatura enquanto instrumento de avaliação do CI, que gera conhecimento no decisor, permite diagnosticar a situação atual e gerar ações de aperfeiçoamento para o CI da universidade. Na construção do modelo identificou-se 17 elementos primários de avaliação, que geraram 72 conceitos, divididos em quatro pontos de vistas fundamentais (PVFs): “estrutural”, “organizacional”, “excelência no ensino, pesquisa e extensão” e “desenvolvimento regional”. Esses PVFs se desdobraram em pontos de vista elementares (PVEs) e na construção de 49 descritores com escalas de mensuração. Após verificar o status quo de cada descritor, verificou-se a avaliação global do CI da universidade, que é competitiva, com 17,32 pontos. Ao final do modelo, foram recomendadas ações para aprimorar o desempenho dos critérios que possuíam desempenho comprometedor. Cotejando a literatura com o modelo construído, verificou-se similaridade nas categorias, subcategorias e indicadores do CI. Todavia, as propostas e abordagens encontradas diferem no sentido de que os indicadores da literatura têm cunho estatístico, estabelecendo o que e como medir, mas não avançam no sentido de permitir um diagnóstico pautado em avaliar o resultado com base em um desempenho de referência, nem processo para gerar ações de aperfeiçoamento. O que é suprido por este trabalho. Desta forma, a pesquisa preenche as lacunas da literatura e apresenta, baseado na visão e valores do gestor, um modelo multicritério construtivista para avaliação do desempenho do CI em uma universidade pública brasileira.
Abstract: Driven by external demands, universities have sought ways to improve and reinforce their value, transparency, and competitiveness, seeking ways to assess and measure intellectual capital (IC). The literature has proposed several measurement models, with a main focus on the ranking and disclosure of the IC, however, these models leave the role of the decision-maker and the management of the IC in the background. Therefore, the research aims to build a constructivist multicriteria model for evaluating the IC performance of a Brazilian public university. Initially, a bibliographic research procedure was used, of descriptive nature, a qualitative approach in the identification of articles, and a quantitative approach in the analyses, using the Knowledge Development Process – Constructivist (ProKnow-C) as an intervention instrument to carry out a literature review. Subsequently, field research was carried out, of an exploratory nature, problem of a qualitative and quantitative approach, using the Multicriteria Decision Aid - Constructivist (MCDA-C) methodology as an intervention instrument, which resulted in the construction of a constructivist multicriteria performance evaluation model. The main results of the literature review were: the identification of a bibliographic portfolio of 18 articles, from which it was possible to identify that: the articles use generic IC measurement models; most measurements are based on data from annual reports or university strategic plans; absence of research with a constructivist bias, which considered the values and perceptions of the decision maker, as well as the singularity of the context in the construction of the models; and absence of articles that recommended actions to improve the performance of the IC, thus supporting the decision-making process. The construction of the constructivist multicriteria model, fulfills the objective of the research and fills the gaps found in the literature as an IC assessment instrument, which generates knowledge in the decision-maker, allows the diagnosis of the current situation and to generate improvement actions for the university's IC. In the construction of the model, 17 primary evaluation elements were identified, which generated 72 concepts, divided into four fundamental points of view (FPsV): “structural”, “organizational”, “excellence in teaching, research and extension”, and “regional development”. These FPsV unfolded in elementary points of view (EPsV) and in the construction of 49 descriptors with measurement scales. After verifying the status quo of each descriptor, the global assessment of the university's IC was verified, which is competitive, with 17.32 points. At the end of the model, actions were recommended to improve the performance of the criteria that had compromising performance. Comparing the literature with the model constructed, there was a similarity in the categories, subcategories, and indicators of the IC. However, the proposals and approaches found, differ in the sense that the indicators in the literature have a statistical nature, establishing what and how to measure, but they do not advance in the sense of allowing a diagnosis guided on evaluating the result based on a reference performance, nor process to generate improvement actions. Which is supplied by this work. In this way, the research fills the gaps in the literature and presents, based on the decision-maker vision and values, a constructivist multicriteria model for evaluating IC performance in a Brazilian public university.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29102
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