Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29114
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSpecht, Jocinéia-
dc.date.accessioned2022-07-28T12:47:46Z-
dc.date.available2022-07-28T12:47:46Z-
dc.date.issued2018-09-22-
dc.identifier.citationSPECHT, Jocinéia. Brincar: qual o sentido para o desenvolvimento integral da criança?. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidades) - Universidade Tecnológica do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29114-
dc.description.abstractThis work had as objective to inquire if the teachers understand the true sense of the play. To refer theoretically to the research, authors were used to discuss the contextualization of play as a strategy for child development, play and the establishment of bonds and the importance of playing in school planning. Among the authors are Piaget (1968), Krmaer (1982), Carvalho (2002), Vygotsky (2007), Proetti (2006), Redin (2007), Friedmann (2012), Borba. In relation to the methodological procedures, this research was qualitative, of the field research type with a descriptive character. Among the results and the discussion it is concluded that it is up to the teacher to stimulate his students through the play methods so that they have an effective and enjoyable learning, being necessary the abandonment of the traditional stagnation of the pedagogical instruments so that a better and more dynamic one is formed, school environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleBrincar: qual o sentido para o desenvolvimento integral da criança?pt_BR
dc.title.alternativeTogether: what is the sense for development comprehensive child?pt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo indagar se os professores compreendem o verdadeiro sentido do brincar. Para referenciar teoricamente a pesquisa foram utilizados autores que discorrem sobre a contextualização do brincar como estratégia para o desenvolvimento da criança, o lúdico e o estabelecimento de vínculos e a importância do brincar no planejamento escolar. Dentre os autores apresentam-se Piaget (1968), Krmaer (1982), Carvalho (2002), Vygotsky (2007), Proetti (2006), Redin (2007), Friedmann (2012), Borba (2007) e Freire (1996). Em relação aos procedimentos metodológicos esta pesquisa foi qualitativa, do tipo pesquisa de campo com cunho descritivo. Dentre os resultados e a discussão realizada conclui-se que cabe ao docente estimular seus alunos através dos métodos lúdicos para que tenham um efetivo e prazeroso aprendizado, sendo necessário o abandono da estagnação tradicional dos instrumentos pedagógicos para que se forme um melhor, e mais dinâmico, ambiente escolar.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Luciana Boemer Cesar-
dc.contributor.referee1Pereira, Luciana Boemer Cesar-
dc.contributor.referee2Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee3Vicari, Rosangela Luiza-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_I_2017_26.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.