Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29136
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMielczarski, Raquel Alves-
dc.date.accessioned2022-07-28T13:37:24Z-
dc.date.available2022-07-28T13:37:24Z-
dc.date.issued2018-08-11-
dc.identifier.citationMIELCZARSKI, Raquel Alves. Concepções sobre DNA, cromossomos e genes, de alunos concluintes do ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidades) - Universidade Tecnológica do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29136-
dc.description.abstractThis study presents the results of a research carried out with students of the third year of high school, whose theme was to identify their conceptions about DNA, chromosomes and genes. Genetics is a key area of science that has been going through greatst rides. However, it is still seen as difficult content, both by students and teachers, and superficially worked in schools. Although issues such as transgenics organisms, cloning and the use of embryonic stem cells are often in the media, many students are unaware of these facts. Studies indicate that students who complete high school have low knowledge in this area. The main objective of this study is to analyze the knowledge about Genetics from graduating high school students in the city of Cachoeira do Sul, RS. For this, a memory game and a questionnaire about Genetic subjects were applied to high school graduates. Thirteen high school students from a public (notpaid) school participated in the activity. From the analysis of the results of the application of the game and the questionnaire it was possible to verify that the students have low knowledge in Genetics and misconceptions when it comes to DNA, genes and chromosomes. The game proved to be a useful tool for teaching biology, arousing student's interest and willingness to learn.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeneticspt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleConcepções sobre DNA, cromossomos e genes, de alunos concluintes do ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeConceptions about DNA, chromosomes and genes by high school graduatespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do terceiro ano do ensino médio, a qual teve como tema identificar suas concepções sobre palavras como DNA, cromossomos e genes. A Genética é uma área extremamente importante da Ciência que vem passando por grandes avanços. No entanto, ainda é vista como um conteúdo difícil, tanto por alunos como por professores, e trabalhada de forma superficial nas escolas. Apesar de assuntos como organismos transgênicos, clonagem e utilização de células - tronco estarem frequentemente na mídia, muitos estudantes desconhecem estes fatos. Estudos indicam que alunos que concluem o ensino médio apresentam baixo conhecimento nesta área. O objetivo principal deste trabalho foi analisar os conhecimentos sobre Genética de alunos concluintes do ensino médio do município de Cachoeira do Sul, RS. Para isto, foi aplicado um jogo da memória e um questionário sobre assuntos da área de Genética a alunos concluintes do ensino médio. Participaram da atividade 13 alunos do ensino médio de uma escola pública. A partir da análise dos resultados da aplicação do jogo e do questionário foi possível constatar que os estudantes apresentam baixo conhecimento em Genética e concepções equivocadas quando se trata de DNA, genes e cromossomos. O jogo mostrou-se uma boa ferramenta para o ensino de biologia, despertando o interesse e a vontade de aprender dos alunos.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Ghisi, Nédia de Castilhos-
dc.contributor.referee1Ghisi, Nédia de Castilhos-
dc.contributor.referee2Tessaro, Dineia-
dc.contributor.referee3Andrade, Zinara Marcet de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_I_2017_49.pdf1,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.