Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29139
Título: Jogos didáticos no ensino de ciências: a importância de trabalhar o lúdico
Autor(es): Santos, Saionara dos
Orientador(es): Pereira, Luciana Boemer Cesar
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Aprendizagem
Jogos educativos
Science - Study and teaching
Learning
Educational games
Data do documento: 22-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: SANTOS, Saionara dos. Jogos didáticos no ensino de ciências: a importância de trabalhar o lúdico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática a realização de uma pesquisa, com o objetivo de avaliar a importância de usar os jogos didáticos como recurso pedagógico, nas aulas de Ciências. A pesquisa foi realizada no município de Soledade, no estado do Rio Grande do Sul, com aplicação de um questionário a professores de Ciências de 14 escolas da rede municipal de ensino. A pesquisa foi de caráter qualitativo, aplicada e de cunho interpretativo. O lúdico mostra-se como uma importante prática no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. As atividades lúdicas são ferramentas metodológicas importantes na aquisição de conhecimentos científicos, contribuem para a melhoria de atitudes sociais que envolvem o respeito ao colega, às regras do jogo, cooperação, bem como a iniciativa pessoal. Verificou-se, através da pesquisa, como os professores do ensino fundamental veem a prática de atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, percebeu-se que os professores consideram os jogos didáticos uma importante ferramenta pedagógica, porém não os utilizam com muita frequência. Constatou-se também, que ainda são utilizados muitos métodos rotineiros, estratégias tradicionais e poucas metodologias diferenciadas e motivadoras.
Abstract: This work had the theme of conducting a research, with the objective of evaluating the importance of using didactic games as a pedagogical resource in Science classes. The research was carried out in the city of Soledade, in the state of Rio Grande do Sul, with the application of a questionnaire to science teachers from 14 schools of the municipal education network. The research was qualitative, applied and interpretative in nature. The ludic shows it self as an important practice in the teaching-learning process of the students. The ludic activities are important methodological tools in the acquisition of scientific knowledge, contribute to the improvement of social attitudes that involve the respect to the colleague, the rules of the game, cooperation, as well as personal initiative. It was verified, through the research, how the elementary school teachers see the practice of play activities in the teaching-learning process. In this way, it was noticed that teachers consider teaching games an important pedagogical tool, but they do not use them very often. It was also observed that many routine methods are still used, traditional strategies and few differentiated and motivating methodologies.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29139
Aparece nas coleções:DV - Práticas Educacionais em Ciências e Pluralidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_PECP_I_2017_52.pdf923,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.