Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29404
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLaranjo, Marta Meira de Castro-
dc.date.accessioned2022-08-25T19:28:33Z-
dc.date.available2022-08-25T19:28:33Z-
dc.date.issued2022-04-28-
dc.identifier.citationLARANJO, Marta Meira de Castro. Educação em tempo de pós-modernidade: proposta dialógico-problematizadora a partir de atividades interdisciplinares nas aulas de Educação Física. 2022. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29404-
dc.description.abstractIn the current context, the Postmodern scenario, characterized by the contestation of social, political and scientific discourses, contributes decisively to the apathy and lack of engagement of students in relation to Physical Education classes and, in parallel, to Science classes. This dissertation sought to re-signify the pedagogical practice for the teaching of Physical Education in the final years of elementary school in a school of the Municipal Education Network (RME) in Curitiba and its main objective was to demonstrate the transformations and receptions caused in the motivation and engagement of students. Students in Physical Education classes, by relating the discipline to the Science content, in a dialogic-problematic and interdisciplinary perspective, mediated by Digital Information and Communication Technologies (TDIC), based on the Three Pedagogical Moments (3MP), from the problematization of the context of the student’s primary culture, in a Post-modern scenario, characterized by scientific denialism. This study is justified in the theoretical field for presenting an advance in the research on the subject, for the originality presented and for filling the existing gap in the school methodological field. In the practical field, it is justified for contributing to education, presenting the interdisciplinary approach as an innovative methodological approach, combined with problematizing dialogicity and the use of TDIC, providing new learning opportunities. The research is considered a qualitative regarding its method, applied regarding its nature, exploratory regarding its purpose, and regarding the methodological design, it presents characteristics of the bibliographic research and the case study. For probing the theoretical framework, a bibliometric survey was carried out in different databases and instruments such as questionnaires, interviews, audio and video recordings, and logbooks were used as a source of textual and discursive data. The discursive textual analysis of the collected instruments was carried out, revealing that an innovative methodology, supported by a dialogic-problematic and interdisciplinary approach, mediated by TDIC, favor motivation and engagement in Physical Education classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação física - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectPós-modernismo e educaçãopt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEscolas - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectPhysical education and training - Study and teachingpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.subjectPostmodernism and educationpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectSchools - Curitiba (Brazil)pt_BR
dc.titleEducação em tempo de pós-modernidade: proposta dialógico problematizadora a partir de atividades interdisciplinares nas aulas de Educação Físicapt_BR
dc.title.alternativeEducation in post-modernity: problematizing dialogic proposal from interdisciplinary activities in physical education classespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNo contexto atual, o cenário Pós-moderno, caracterizado pela contestação ao discursos sociais, políticos e científicos, contribui de forma decisiva para a apatia e a falta de engajamento dos estudantes em relação às aulas de Educação Física e paralelamente, às aulas de Ciências. Esta dissertação buscou ressignificar a prática pedagógica para o ensino de Educação Física nos anos finais do ensino fundamental de uma escola da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba e apresentou como objetivo principal, demonstrar as transformações e recepções causadas na motivação e no engajamento dos estudantes nas aulas de Educação Física, ao relacionar a disciplina com o conteúdo de Ciências, em uma perspectiva dialógico-problematizadora e interdisciplinar, mediada por Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), baseada nos Três Momentos Pedagógicos (3MP), a partir da problematização do contexto da cultura primeira do aluno, em um cenário Pós-moderno, caracterizado pelo negacionismo científico. Este estudo se justifica no campo teórico por apresentar um avanço na pesquisa do tema, pela originalidade apresentada e por preencher a lacuna existente no campo metodológico escolar. No campo prático, se justifica por contribuir com a educação, apresentando a abordagem interdisciplinar como encaminhamento metodológico inovador, combinada à dialogicidade problematizadora e a utilização de TDIC, proporcionando novas oportunidades de aprendizagem. A pesquisa é considerada qualitativa quanto ao seu método, aplicada quanto à sua natureza, exploratória quanto ao seu propósito, e quanto ao delineamento metodológico, apresenta características da pesquisa bibliográfica e do estudo de caso. Para a sondagem do referencial teórico foi feito um levantamento bibliométrico em distintas bases de dados e foram utilizados como fonte de dados textuais e discursivos, instrumentos como questionários, entrevistas, gravações em áudio e vídeo, e diários de bordo. Realizou-se a análise textual discursiva dos instrumentos coletados, revelando que uma metodologia inovadora, amparada numa abordagem dialógico-problematizadora e interdisciplinar, mediada por TDIC, favorece a motivação e o engajamento nas aulas de Educação Física.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-6223-0168pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3974472007114948pt_BR
dc.contributor.advisor1Saavedra Filho, Nestor Cortez-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4139-8986pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1046967561370777pt_BR
dc.contributor.referee1Aveiro, Jorge Fernando Hermida-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1963-4639pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5339043311979485pt_BR
dc.contributor.referee2Saavedra Filho, Nestor Cortez-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4139-8986pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1046967561370777pt_BR
dc.contributor.referee3Deina, Wanderley José-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-5091-4781pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9939082398957513pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
atividadesinterdisciplinareseducacaofisica.pdf2,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons