Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29516
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSato, Elton Masaharu-
dc.date.accessioned2022-09-05T18:54:36Z-
dc.date.available2022-09-05T18:54:36Z-
dc.date.issued2022-05-18-
dc.identifier.citationSATO, Elton Masaharu. Adaptação e análise do critério de reciprocidade para estratégias de argumentação em diálogos persuasivos com agentes auto-interessados. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29516-
dc.description.abstractIn a persuasion dialogue between two agents, it is possible to use rhetorical arguments, which include threats and rewards. Threats are persuasive arguments, but they reduce the opposing agent’s utility, while a reward does not reduce your adversary’s utility, but is less persuasive. In an environment with self-interested agents, the tendency is for agents to primarily use threat arguments, since they are not interested in the loss of utility of their adversaries. However, this implies a loss of general utility for all agents, as all agents will be adopting a more threatening strategy to try to persuade their adversaries. In order to try to solve this problem, this work seeks to adapt a criterion for strategies applied in game theory that reduces the total utility loss of agents, even if they are self-interested. This criterion is called reciprocity, and its main characteristic is to always reciprocate an action taken by your adversary. In our case, if an adversary threatens an agent that has reciprocity, he will threaten back, while an adversary that rewards an agent that has reciprocity will be rewarded back. Despite being simple, strategies that adopt this criterion are widely used and are usually the winners when placed to compete against other strategies. To analyze the persuasiveness and threat reduction capacity of the proposed strategy, simulations of persuasive dialogues with rhetorical arguments were performed, and within these tests, experiments were also carried out to analyze the bias of the test parameters established for the generation of scenarios. The experiments carried out showed an increase in the agents’ usefulness when using the strategy with the reciprocity criterion, reaching the research objective of this work. The main contribution of this work is in adapting reciprocity from game theory to argumentation systems and understand the advantages and disadvantages of basing a strategy on this criteria with an empirical test. As a secondary contribution, this work also proposes an adaptation of the Dung preferred argumentation semantic that chooses only the arguments from one of the agents to be applied in persuasive argumentation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectDiscussões e debatespt_BR
dc.subjectPersuasão (Retórica)pt_BR
dc.subjectTeoria dos jogospt_BR
dc.subjectCooperaçãopt_BR
dc.subjectDiálogopt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectDebates and debatingpt_BR
dc.subjectPersuasion (Rhetoric)pt_BR
dc.subjectGame theorypt_BR
dc.subjectCooperativenesspt_BR
dc.subjectDialoguept_BR
dc.subjectArtificial intelligencept_BR
dc.titleAdaptação e análise do critério de reciprocidade para estratégias de argumentação em diálogos persuasivos com agentes auto-interessadospt_BR
dc.title.alternativeAdaptation and analysis of reciprocity as a criterion for strategic argumentation in persuasive dialogs with self-interested agentspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEm um diálogo de persuasão entre dois agentes, é possível utilizar argumentos chamados de retóricos, o qual inclui ameaças e recompensas. Ameaças são argumentos persuasivos, mas reduzem a utilidade do agente adversário, enquanto uma recompensa não reduz a utilidade de seu adversário, mas é menos persuasiva. Em um ambiente com agentes auto-interessados, a tendência é que os agentes utilizem primariamente os argumentos de ameaça, já que eles não se interessam pela perda de utilidade de seus adversários. Porém, isso implica em uma perda de utilidade geral de todos os agentes, já que todos os agentes estarão adotando uma estratégia mais ameaçadora para tentar persuadir seus adversários. Visando tentar resolver esse problema, este trabalho busca adaptar um critério para estratégias muito aplicada em teoria de jogos que reduz a perda de utilidade total dos agentes, mesmo que eles sejam auto-interessados. Este critério é chamado de reciprocidade, e a sua característica principal é de sempre reciprocar uma ação feita pelo seu adversário. Em nosso caso, se um adversário ameaçar um agente que tenha reciprocidade, ele irá ameaçar de volta, enquanto um adversário que recompensar um agente que tenha reciprocidade, será recompensado de volta. Apesar de simples, estratégias que adotam esse critério são bastante utilizados e costumam serem vencedoras quando colocados para competir contra outras estratégias. Para analisar a capacidade de persuasão e redução de ameaças da estratégia proposta, foram realizados simulações de diálogos persuasivos com argumentos retóricos, e dentro destes testes também foram feitos experimentações para análise de enviesamento dos parâmetros de teste estabelecidos para a geração de cenários. Os experimentos realizados apontaram um aumento da utilidade dos agentes quando utilizado a estratégia com o critério de reciprocidade, atingindo o objetivo de pesquisa deste trabalho. A principal contribuição deste trabalho está em adaptar a reciprocidade de teoria de jogos para sistemas de argumentação e entender as vantagens e desvantagens de se basear uma estratégia neste critério com um teste empírico. Como contribuição secundária, este trabalho também propõe uma adaptação da semântica de argumentação Dung Preferida que escolhe apenas os argumentos de um dos agentes para ser aplicado em argumentações de persuasão.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-6597-9369pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8161936430414444pt_BR
dc.contributor.advisor1Tacla, Cesar Augusto-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8244-8970pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2860342167270413pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Morveli Espinoza, Miriam Mariela Mercedes-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7376-2271pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5351129518161204pt_BR
dc.contributor.referee1Possebom, Ayslan Trevizan-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1347-5852pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6913471386702104pt_BR
dc.contributor.referee2Tacla, Cesar Augusto-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-8244-8970pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2860342167270413pt_BR
dc.contributor.referee3Monte Alto, Helio Henrique Lopes Costa-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-3136-0378pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8860037349902917pt_BR
dc.contributor.referee4Morveli Espinoza, Miriam Mariela Mercedes-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-7376-2271pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5351129518161204pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Elétricapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adaptacaoreciprocidadeargumentacao.pdf5,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons