Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29616
Título: Para além dos livros: o uso de fontes históricas em sala de aula no estudo da escravidão
Título(s) alternativo(s): Beyond books: the use of historical sources in classroom in the study of slavery
Autor(es): Mira, André Luís Mikilita
Orientador(es): Lima, Ivone Teresinha Carletto
Palavras-chave: Ensino - Metodologia
Escravidão
Prática de ensino
Teaching - Methodology
Slavery
Student teaching
Data do documento: 26-Set-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MIRA, André Luís Mikilita. Para além dos livros: o uso de fontes históricas em sala de aula no estudo da escravidão. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2020.
Resumo: Este trabalho teve como temática a possibilidade de professores utilizarem fontes históricas em sala de aula. O emprego de tal recurso no ensino sobre a escravidão configura importante mecanismo no ponto de vista da didática, incentivando os alunos a desenvolverem capacidades reflexivas sobre a fonte e sobre o conteúdo estudado. Para tanto, foram pesquisadas diversas fontes primárias que reportam ao período escravista, em especial periódicos circulados no Paraná, bem como obras literárias produzidas no contexto da escravidão e que apresentavam os sujeitos escravizados como personagens. Além de apresentar o conceito de fonte histórica, o trabalho também traz exemplos que podem ser utilizados pelos professores. O objetivo da pesquisa é analisar a viabilidade da utilização destes materiais e compreender de que forma pode contribuir com ensino da disciplina e a formação do estudante.
Abstract: This work had as thematic about the possibility for teaches to use historical sources in the classroom. The use of a resource in the teaching the thematic of slavery constitutes an important mechanism from the point of view of didactics, encouraging students to develop reflective skills about the source and the content studied.For this purpose, several primary sources were researched that refer to the slavery period, especially periodicals circulated in Paraná, as well as literary works produced in the context of slavery and that presented the enslaved people as main characters. In addition to presenting the concept of historical source, the work also brings examples that can be used by teachers. The research expects to analyze the feasibility of usingthese materials and understand how they can contribute to the teaching of the discipline and the developmentof the student.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29616
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
livrosfonteshistoricasescravidao.pdf515,6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.