Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29853
Título: Tecnologia e educação no Paraná: desafios do dia a dia
Título(s) alternativo(s): Education and technology in Paraná: everyday life challenges
Autor(es): Machado, Ana Cláudia Bastian
Orientador(es): Merkle, Luiz Ernesto
Palavras-chave: Tecnologia - Estudo e ensino
Tecnologia educacional - História - Paraná
Tecnologia e Estado
Ensino - Meios auxiliares
Inovações educacionais
Sistemas de ensino - Paraná
Ensino auxiliado por computador
Technology - Study and teaching
Educational technology - History - Paraná (Brazil)
Technology and state
Teaching - Aids and devices
Educational innovations
Instructional systems - Paraná (Brazil)
Computer-assisted instruction
Data do documento: 28-Out-2010
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MACHADO, Ana Cláudia Bastian. Tecnologia e educação no Paraná: desafios do dia a dia. 2010. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2010.
Resumo: A presente pesquisa busca registrar a história das políticas em tecnologias educacionais da Secretaria de Estado da Educação do Paraná no período de 2003 à 2009, enfocando o trabalho da Diretoria de Tecnologias Educacionais e suas coordenações no propósito de democratizar o acesso proporcionando infraestrutura e formação continuada dos docentes da rede estadual de ensino do Paraná, destacando algumas práticas diferenciadas de professores(as) e assessores(as) pedagógicos(as) no que tange à apropriação tecnológica e uso das tecnologias no âmbito escolar.
Abstract: This research includes the information about the history of educational technology policies in the State Educational Secretary of Paraná during period 2003 to 2010, focusing on the Educational Technologies Directory’s work in order to democratize access providing infrastructure and training of teachers of state schools of Paraná. Another purpose is to present the cultural dimension of some differentiated practices of teachers and teaching advisers about the appropriation and use of technology in some Paraná state schools.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29853
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnologiaeeducacaonoparana.pdf10,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons