Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29853
Título: | Tecnologia e educação no Paraná: desafios do dia a dia |
Título(s) alternativo(s): | Education and technology in Paraná: everyday life challenges |
Autor(es): | Machado, Ana Cláudia Bastian |
Orientador(es): | Merkle, Luiz Ernesto |
Palavras-chave: | Tecnologia - Estudo e ensino Tecnologia educacional - História - Paraná Tecnologia e Estado Ensino - Meios auxiliares Inovações educacionais Sistemas de ensino - Paraná Ensino auxiliado por computador Technology - Study and teaching Educational technology - History - Paraná (Brazil) Technology and state Teaching - Aids and devices Educational innovations Instructional systems - Paraná (Brazil) Computer-assisted instruction |
Data do documento: | 28-Out-2010 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | MACHADO, Ana Cláudia Bastian. Tecnologia e educação no Paraná: desafios do dia a dia. 2010. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2010. |
Resumo: | A presente pesquisa busca registrar a história das políticas em tecnologias educacionais da Secretaria de Estado da Educação do Paraná no período de 2003 à 2009, enfocando o trabalho da Diretoria de Tecnologias Educacionais e suas coordenações no propósito de democratizar o acesso proporcionando infraestrutura e formação continuada dos docentes da rede estadual de ensino do Paraná, destacando algumas práticas diferenciadas de professores(as) e assessores(as) pedagógicos(as) no que tange à apropriação tecnológica e uso das tecnologias no âmbito escolar. |
Abstract: | This research includes the information about the history of educational technology policies in the State Educational Secretary of Paraná during period 2003 to 2010, focusing on the Educational Technologies Directory’s work in order to democratize access providing infrastructure and training of teachers of state schools of Paraná. Another purpose is to present the cultural dimension of some differentiated practices of teachers and teaching advisers about the appropriation and use of technology in some Paraná state schools. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29853 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tecnologiaeeducacaonoparana.pdf | 10,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons