Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2992
Título: Introdução ao conceito da função exponencial: um olhar para a educação inclusiva
Título(s) alternativo(s): Introduction to the concept of exponential function: a perspective to the inclusive education
Autor(es): Santos, Jaqueline dos
Orientador(es): Tocha, Neusa Nogas
Palavras-chave: Funções exponenciais
Educação inclusiva - Santa Catarina
Deficientes
Braille (Sistema de escrita)
Jovens deficientes - Educação - Santa Catarina
Inclusão escolar - Legislação
Matemática - Estudo e ensino
Livros didáticos
Matemática
Exponential functions
Inclusive education - Santa Catarina
People with disabilities
Braille
Youth with disabilities - Education - Santa Catarina
Mainstreaming in education - Law and legislation
Mathematics - Study and teaching
Textbooks
Mathematics
Data do documento: 23-Fev-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTOS, Jaqueline dos. Introdução ao conceito da função exponencial: um olhar para a educação inclusiva. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Embasada nas dificuldades para ensinar Função Exponencial no Ensino Médio, o presente trabalho apresenta uma sequência didática para introduzir o conceito de função exponencial, aplicada com alunos regulares e inclusos. A aplicação aconteceu em duas escolas da rede estadual de Santa Catarina e envolveu uma turma regular de 1ª série e dois alunos inclusos (sendo um deficiente visual e outro deficiente mental) no nível de ensino médio. A abordagem para os alunos inclusos é feita utilizando-se de materiais adaptados, como o Multiplano. O trabalho aborda, também, um breve estudo sobre as deficiências, os avanços na legislação para inclusão de deficientes e as possibilidades de materiais e métodos para o ensino-aprendizagem.
Abstract: Based on the difficulties to teach Exponential Function in the high school, the present study presents a didactic sequence to introduce the concept of Exponential Function, applied with regular students and included ones. The application happened in two public schools in the state of Santa Catarina and involved a regular class of 1st grade and two included students (a visualimpaired and a mentally-impaired) in the high school. The approach to the included students is done through the use of adapted materials, as the Multiplano. The research also approaches a brief study about disabilities, the advances in legislation to include disable people and the possibilities of materials and methods to teaching-learning process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2992
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROFMAT_M_Santos, Jaqueline dos_2018.pdf13,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.