Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2994
Título: Logaritmo e a régua de cálculo: uma proposta de ensino
Título(s) alternativo(s): Logarithms and the slide rule: a teaching proposal
Autor(es): Pedrosa, Rose Elizângela Martins
Orientador(es): Adames, Márcio Rostirolla
Palavras-chave: Logarítmos
Régua de cálculo
Livros didáticos - Estudo e ensino
Matemática - Estudo e ensino
Matemática - História
Prática de ensino
Matemática
Logarithms
Slide-rule
Textbooks
Mathematics - Study and teaching
Mathematics - History
Student teaching
Mathematics
Data do documento: 6-Fev-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PEDROSA, Rose Elizangela Martins. Logaritmo e a régua de cálculo: uma proposta de ensino. 2018. 106 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Este trabalho apresenta um breve relato histórico sobre o surgimento dos logaritmos, destacando os nomes de Jhon Napier, que desenvolveu as primeiras ideias sobre o assunto, e Henrry Briggs, que aperfeiçoou tais ideias. O trabalho inclui um panorama das dissertações defendidas no PRFOFMAT sobre o tema, destacando alguns aspectos relevantes frequentes nesses trabalhos. Esse trabalho também traz uma análise do conteúdo de logaritmos em sete livros didáticos utilizados por alunos da Educação Básica. Por fim, o trabalho contém uma sequência didática e o relato de sua aplicação. A sequência é uma proposta de ensino que utiliza a régua de cálculo logarítmica para desenvolver o estudo de logaritmos sob a perspectiva da História da Matemática. Essa proposta tem como base o livreto intitulado “Logaritmos e a Régua de Cálculo: uma proposta de ensino”.
Abstract: This work presents a brief historical account of the appearance of logarithms, highlighting the names of John Napier, who developed the first ideas on the subject, and Henrry Briggs, who perfected this idea. The work includes an overview of the existent dissertations in the PROFMAT about the subject, highlighting some relevant aspects frequent in these works. This work also brings an analysis of the content of logarithms in seven textbooks used by students of Basic Education. Finally, the dissertation contains a didactic sequence and the report of its implementation. The sequence is a teaching plan that uses the slide rule to develop the study of logarithms under the perspective of the History of Mathematics. This proposal is based on the booklet entitled “Logarithms and the Slide Rule: a teaching proposal”.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2994
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROFMAT_M_Pedrosa, Rose Elizangela Martins_2018.pdf39,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.