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Título: Arquitetura virtual distribuída baseada em veículo: uma abordagem para estudos de compatibilidade eletromagnética em veículos militares
Título(s) alternativo(s): Vehicle distributed virtual architecture: an approach to electromagnetic compatibility study in military vehicles
Autor(es): Kaiser, Héber de Carvalho
Orientador(es): Santos, Max Mauro Dias
Palavras-chave: Automóveis - Equipamento eletrônico
Controle eletrônico
Sistemas embarcados (Computadores)
Interferência eletromagnética
Automobiles - Electronic equipment
Electronic control
Embedded computer systems
Electromagnetic interference
Data do documento: 30-Nov-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: KAISER, Héber de Carvalho. Arquitetura virtual distribuída baseada em veículo: uma abordagem para estudos de compatibilidade eletromagnética em veículos militares. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sistemas Embarcados para Indústria Automotiva) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2021.
Resumo: O desenvolvimento da indústria automotiva está diretamente relacionada com o incremento nas tecnologias empregadas nos veículos, independente de seu porte. Neste aspecto, o uso de elementos eletrônicos de controle tem-se tornado essencial para atingir os vários objetivos, como performance do motor, atendimento às exigências legais de emissões atmosféricas, integração de recursos de conforto com a dinâmica veicular, entretenimento, segurança cibernética, entre outros. Para tais sistemas se comunicarem entre si, aplica-se o uso das redes automotivas, que, conforme a aplicação, entrega a confiabilidade e robustez requerida. Diante disto, indústria e academia buscam meios de inovar e aprimorar as soluções de redes automotivas. A disponibilidade de um sistema de baixo custo, com recursos mínimos para o entendimento do processo de controle dos módulos embarcados nos carros é primordial para o crescimento profissional, bem como pela própria indústria ao recepcionar novos conceitos e profissionais com alguma experiência. Uma das áreas que mais cresce no meio da Engenharia Eletrônica é do estudo de compatibilidade eletromagnética, que pode ser avaliada num sistema de protótipo, sem expor veículos ou pessoas a situações de risco. Tal estudo pode ser aplicado no meio militar, no que concerne a integridade dos sistemas eletrônicos de veículos com grande exposição a ambientes ruidosos. Nos veículos militares, há a preocupação de se tornar alvo de sistemas com rastreamento e perseguição, a saber mísseis ar-terra ou terra-terra, que não se restringe a aplicações puramente militares (em campos de guerra), mas também no caso de transporte de pessoas muito importantes, como presidentes e lideranças de nações. Nestas situações, é comum encontrar alguns veículos pertencentes ao comboio com funções específicas de Comunicação, Comando e Controle (C3), ou atuando como emissor de sinais de interferência (jammer). A potência destes sinais eletromagnéticos emitidos a partir destes veículos seria forte inclusive para bloquear sinais de telefone celular nas proximidades da carreata. Ainda assim, o funcionamento dos carros pertencentes ao comboio não sofrem com tais radiações, o que evidencia a robustez dos protocolos de comunicação veiculares, como CAN, LIN, FlexRay e outros. Este trabalho expõe algumas das técnicas utilizadas na geração de interferência a partir de equipamentos embarcados em veículos militares e oficiais, e mostra outros sinais externos a que os carros estão submetidos, bem como apresenta como a rede CAN foi projetada para ter o elevado padrão de imunidade a ruídos eletromagnéticos.
Abstract: Automotive industry growing is directly related to the increase of tecnologies used in vehicles, independently of his size. In these aspect, the use of electronic control elements have been essencial to achieve various objectives, like engine performance, compliance to legal requirements of atmosferic emissions, resources integration of comfort and vehicle dynamics, entertainment, cybersecurity, among others. For those systems communicate between them, it applies the use of automotive networks, which, according to application, delivers required reliability and robustness. In front of that, industry and academy searches for ways to innovate and improve the automotive networks solutions. The availability of a low cost system, with minimal features to understand the control process of car embedded modules is primordial to professional growing, as well as for industry which receives new concepts and professionals with some experience. A fastest growing area in Electronic Engineering is the study of electromagnetic compatibility, that can be evaluated in a prototype system, without exposing any cars or people to risky conditions. Such study may be applied to military area, regarding to vehicle electronic systems integrity in great exposure to noisy enviroments. In military vehicles, there is a concern about being a target for tracking and pursuit systems, like air-toground and ground-to-ground missiles, which does not restrict to purely military applications (in battlefields), but also in case of very important people transportation, like presidents and state leaderships. In these situations, it is ordinary to find some vehicles as part of the convoy with specific functions of Communications, Command and Control (C3), or acting as interference signal emitter (jammer). The power of these electromagnetic signals emitted from these vehicles would be strong enough to block cellular phone signals next to the car parade. Yet, the convoy’s cars operation do not suffer from these radiations, evincing the robustness of automotive network protocols, like CAN, LIN, FlexRay, among others. This work exposes some techniques used by embedded equipment for generating interference in military or official state cars, shows other external signals to whom cars are subjected, as well as presents how CAN was designed to have a high immunity standard to electromagnetic noise.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/29948
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