Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2998
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva Junior, Nelson-
dc.date.accessioned2018-03-16T12:44:12Z-
dc.date.available2018-03-16T12:44:12Z-
dc.date.issued2018-02-22-
dc.identifier.citationSILVA JUNIOR, Nelson. Ciência e cinema: um encontro didático pedagógico em Anjos e Demônios e O Nome da Rosa. 2018. 264 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2998-
dc.descriptionAcompanha: Ficha instrumental para o uso de filmes em sala de aulapt_BR
dc.description.abstractThe Cinema as a way of represent and perceive the world and the man, besides important artistic language, became determining factor for mass communication of the twentieth century. As such, it started appropriate of the different areas of knowledge, in order to create scripts and narratives that approximate the cinematographic artistic poetics of the everyday phenomena of the nature and human existence, approaching the Cinematographic Art of a supposed reality. This relation allows the creation of movies that, besides of pure and simple entertaning, make it possible to use them in different forms of learning. From this perspective, this research had as a main purpose, develop and submit a proposal in wich the entertainment Cinema be an instrument of teaching Physics and the History of Science. For this purpose, the movies Angels and Demons (2009) and The Name of the Rose (1986), entertainment movies, audience hits that present among their main themes the History of Science and the relations between Science and Religion. Each one of the movies works narratives that involve the Scientific Knowledge. This research proposes that the Cinema be understood in the classroom as an artistic language, with their specificities and not as a simple complementary form to a theme or a content. Our proposal focuses on film analysis that present the cinematographic work as a Science learning tool, in particular, the History of Science. So, methodologically, the research occurred from two main axes: the film analysis from the presented theory by Erwin Panofsky in his book Meaning in the Visual Arts (2007), denominated Panofsky method, iconological or social history and the historiographic study in the History of Science, presented by the professor Ubiratan D’Ambrósio (2004). The research contributes, in a inedited way, so that the Cinema or movies made to the Cinema can be understood as an artistic language that make it possible to the subjects involved in the process of Teaching and Learning to use the resources of language as pedagogical and didactic instrument for the classes of Physics or Sciences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectReligião e ciênciapt_BR
dc.subjectCinema na educaçãopt_BR
dc.subjectCinema e literaturapt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectReligion and sciencept_BR
dc.subjectMotion pictures in educationpt_BR
dc.subjectMotion-pictures and literaturept_BR
dc.titleCiência e cinema: um encontro didático pedagógico em Anjos e Demônios e O Nome da Rosapt_BR
dc.title.alternativeScience and cinema: an educational didactic meeting with Angels and Demons and The Name of the Rosept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoO Cinema enquanto forma de representar e perceber o mundo e o homem, além de importante linguagem artística, tornou-se elemento determinante para a comunicação de massa do século XX. Como tal passou a se apropriar das diferentes áreas do conhecimento, no intuito de criar roteiros e narrativas que aproximassem a poética artística cinematográfica dos fenômenos cotidianos da natureza e da existência humana, aproximando a Arte Cinematográfica de uma suposta realidade. Essa relação permite a criação de filmes que, além do puro e simples entretenimento, possibilitam o seu uso nas mais diferentes formas de aprendizagem. A partir dessa perspectiva, essa pesquisa teve como principal objetivo, desenvolver e apresentar uma proposta, na qual o Cinema de entretenimento, se configure como um instrumental para o ensino de Física e da História da Ciência. Para tanto foram utilizados os filmes Anjos e Demônios (Angels & Demons - 2009) e O Nome da Rosa (The Name of the Rose - 1986), filmes de entretenimento, sucessos de público e que apresentam entre seus temas principais a História da Ciência e as relações entre Ciência e Religião. Cada um dos filmes trabalha narrativas que envolvem o Conhecimento Científico. Essa pesquisa propõe que o Cinema seja entendido em sala de aula como uma linguagem artística, com suas especificidades e não como uma simples forma complementar para um tema ou um conteúdo. Nossa proposta está centrada numa análise fílmica que apresenta a obra cinematográfica como um instrumento de aprendizagem da Ciência, em especial, da História da Ciência. Assim, metodologicamente, a pesquisa ocorreu a partir de dois eixos principais: a análise fílmica a partir da teoria apresentada por Erwin Panofsky em seu livro Significado nas Artes Visuais (2007), denominado metodologia panofyskiana, iconológico ou histórico social e o estudo historiográfico na História da Ciência, apresentado pelo professor Ubiratan D’Ambrósio (2004). A pesquisa contribui, de forma inédita, para que o Cinema ou filmes feitos para o Cinema, possam ser entendidos como linguagem artística que possibilita aos atores envolvidos num processo de Ensino e Aprendizagem, usufruir dos recursos dessa linguagem como instrumento didático pedagógico para as aulas de Física ou Ciências.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5408032963230708pt_BR
dc.contributor.advisor1Neves, Marcos Cesar Danhoni-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6514146095003486pt_BR
dc.contributor.referee1Batista, Michel Corci-
dc.contributor.referee2Zanatta, Shalimar Calegari-
dc.contributor.referee3Silva, Josie Agatha Parrilha da-
dc.contributor.referee4Miquelin, Awdry Feisser-
dc.contributor.referee5Neves, Marcos Cesar Danhoni-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_D_Silva Junior, Nelson_2018.pdf7,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_D_Silva Junior, Nelson_2018_1.pdf280,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.