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Título: Predição do erro no comportamento ecológico dos motoristas em função das condições térmicas das cabines de ônibus urbano
Título(s) alternativo(s): Error prediction in the ecological behavior of drivers according to the thermal conditions of urban bus cabins
Autor(es): Almeida, Matheus das Neves
Orientador(es): Xavier, Antonio Augusto de Paula
Palavras-chave: Análise térmica
Conforto humano
Motoristas
Avaliação do comportamento
Transporte
Thermal analysis
Human comfort
Motor vehicle drivers
Behavioral assessment
Transportation
Data do documento: 12-Ago-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: ALMEIDA, Matheus das Neves. Predição do erro no comportamento ecológico dos motoristas em função das condições térmicas das cabines de ônibus urbano. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.
Resumo: O aumento constante dos preços de combustíveis e dos desastres naturais devido ao aquecimento global ocasiona o interesse por pesquisas que visam a economia de combustíveis fósseis e a redução dos gases poluentes, provenientes desses combustíveis. Tendo em vista esse contexto, essa tese objetivou predizer o erro no comportamento ecológico dos motoristas, em função das condições térmicas das cabines de ônibus urbano. Esse erro foi traduzido pela proporção do tempo que os motoristas não conseguem manter a velocidade do ônibus dentro dos limites de velocidade de cruzeiro ideal (35km/h≤Ve≤50km/h) em vias urbanas. As condições térmicas foram transcritas pelos parâmetros ambientais e pessoais, pelos índices Predicted Mean Vote (PMV) e temperatura equivalente do conforto térmico das ISO 7730 (2005) e ISO 14505-2 (2006), respectivamente, e pelos votos subjetivos de sensação, avaliação e preferência térmica da ISO 10551 (2019). A pesquisa de campo durou 60 dias, de setembro a dezembro de 2021, e observou 3 viagens diárias de 3 motoristas de uma mesma linha de ônibus. A análise dos dados foi feita por meio da metodologia de Modelos Lineares Generalizados, para gerar e avaliar a consistência de modelos de regressão logística ordinal para os votos subjetivos, e regressão Beta para o erro no comportamento ecológico. Logo, os parâmetros ambientais se mostraram significantes aos modelos dos votos subjetivos e, dentre esses parâmetros, a temperatura do ar esteve presente sozinha ou em conjunto com a velocidade do ar nos melhores modelos da sensação, avaliação e preferência térmica, cujos Pseudos R2 foram de 0,669, 0,467 e 0,437, respectivamente. Ademais, os índices PMV e temperatura equivalente podem ser considerados excelentes previsores (PseudoR2=0,63 e PseudoR2=0,631, respectivamente) da sensação térmica percebida pelos motoristas de ônibus. Os modelos do erro no comportamento ecológico, quando ajustados, resultaram em 2 modelos adequados com variáveis distintas e com poder explicativo baixo (PseudoR2=0,1785 e PseudoR2=0,1853). Entretanto, os testes estatísticos indicaram que eles podem ser usados para avaliar parte da variabilidade da proporção do tempo que os motoristas não conseguem manter a velocidade do ônibus dentro dos limites de velocidade de cruzeiro ideal. Contudo, as variáveis que influenciaram no erro do comportamento ecológico dos motoristas de ônibus urbanos foram: o parâmetro ambiental, temperatura do ar; o parâmetro pessoal, taxa metabólica; e o índice PMV de Fanger.
Abstract: The constant increase in fuel prices and natural disasters due to global warming causes interest in research aimed at the economics of fossil fuels and the reduction of polluting gases from these fuels. In view of this context, this thesis aimed to predict the error in the ecological behavior of drivers as a function of the thermal conditions of urban bus cabins. This error was translated by the proportion of time that drivers cannot keep the bus speed within the ideal cruising speed limits (35km/h≤Ve≤50km/h) on urban roads. The thermal conditions were transcribed by the environmental and personal parameters, by the Predicted Mean Vote (PMV) and equivalent temperature from the thermal comfort of ISO 7730 (2005) and ISO 14505-2 (2006), respectively, and by the subjective votes of thermal sensation, evaluation and preference from ISO 10551 (2019). The field research lasted 60 days, from September to December 2021, and observed 3 daily trips by 3 drivers on the same bus route. Data analysis was performed using the Generalized Linear Models methodology to generate and evaluate the consistency of ordinal logistic regression models for subjective votes, and Beta regression for error in ecological behavior. Therefore, the environmental parameters proved to be significant to the models of the subjective votes and, among these parameters, the air temperature was present alone or together with the air velocity in the best models of thermal sensation, evaluation and preference, whose Pseudos’ R2 were of 0.669, 0.467 and 0.437, respectively. Furthermore, the PMV and equivalent temperature indices can be considered excellent predictors (Pseudo R2 =0.63 and Pseudo R2 =0.631 respectively) of the thermal sensation perceived by bus drivers. The ecological behavior error models, when adjusted, resulted in 2 models with distinct variables and low explanatory power (Pseudo R2 =0.1785 and Pseudo R2 =0.1853). However, statistical tests have indicated that they can be used to assess some of the variability in the proportion of time drivers fail to keep the bus speed within optimal cruising speed limits. However, the variables that influenced the ecological behavior error of urban bus drivers were: environmental parameter, air temperature; the personal parameter, the metabolic rate; and the Fanger´s PMV index.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30045
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