Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30161
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVaz, Lucas dos Santos-
dc.date.accessioned2022-11-23T22:32:29Z-
dc.date.available2022-11-23T22:32:29Z-
dc.date.issued2021-02-03-
dc.identifier.citationVAZ, Lucas dos Santos. Relações métricas no triângulo retângulo através da linguagem de programação scratch: uma proposta de atividades. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30161-
dc.description.abstractInformation and communication technologies have been touted as potentially powerful tools for educational change. For this reason, they have been widely explored by teachers who are always looking for new ways to teach in order to make their classes more interesting and interactive. This tools also contribute to the teaching of mathematics, since through them the students can be encouraged to develop or use mathematical knowledge in order to solve practical and challenging problems. In this direction, Scratch, which is a block-based visual programming language, allows easy, effective and interesting math learning. Students can explore this powerful tool to solve different types of problems and thus build knowledge. For these reasons, in this work we propose some activities to be developed with students of the last year of Elementary School, which explore the use of Scratch in order to recognize metric relations in the right triangle. More specifically , they should use programs and concepts already acquired in previous years to deduce such relations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectTriângulopt_BR
dc.subjectGeometria planapt_BR
dc.subjectScratch (Linguagem de programação de computador)pt_BR
dc.subjectTrianglept_BR
dc.subjectGeometry, Planept_BR
dc.subjectScratch (Computer program language)pt_BR
dc.titleRelações métricas no triângulo retângulo através da linguagem de programação scratch: uma proposta de atividadespt_BR
dc.title.alternativeMetric relations in the rectangle triangle through scratch programming language: a proposal of activitiespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoTecnologias da informação e comunicação têm sido apontadas como ferramentas potencialmente poderosas para a mudança educacional. Por esta razão, elas têm sido muito exploradas por professores que sempre estão buscando novos caminhos para ensinar com o objetivo de tornar suas aulas mais interessantes e atrativas. Essas ferramentas também contribuem para o ensino de Matemática, uma vez que através delas os estudantes podem ser encorajados a desenvolver ou usar conhecimentos matemáticos para resolver problemas práticos e desafiadores. Nesta direção, o Scratch, que é uma linguagem de programação visual baseada em blocos, permite um ensino de Matemática fácil, efetivo e interessante. Os estudantes podem explorar esta poderosa ferramenta para resolver diferentes tipos de problemas e assim construir conhecimento. Por estas razões, neste trabalho, propomos algumas atividades para serem desenvolvidas com estudantes do último ano do Ensino Fundamental, as quais exploram o uso do Scratch para reconhecer as relações métricas no triângulo retângulo. Mais especificamente, deverão utilizar programações e conceitos já adquiridos em anos anteriores para deduzir tais relações.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-6944-7017pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8028182549522044pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Anderson Paião dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5613-8808pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5070545194057569pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Anderson Paião dos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5613-8808pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5070545194057569pt_BR
dc.contributor.referee2Barros, Dylene Agda Souza de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4982873220421404pt_BR
dc.contributor.referee3Prado, Gustavo de Lima-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4571918254136288pt_BR
dc.contributor.referee4Valentino, Michele Cristina-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0308080290202321pt_BR
dc.contributor.referee5Andrade, Thiago Pinguello de-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-4711-0237pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8824631510048176pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CP - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
relacoesmetricasscratch.pdf.pdf4,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.