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Título: Um olhar para concepções de professores na construção de objetos de aprendizagem
Título(s) alternativo(s): A look at the conceptions of teachers in the construction learning objects
Autor(es): Stavny, Fabiola Martins
Orientador(es): Kalinke, Marco Aurélio
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Aprendizagem
Funções (Matemática)
Scratch (Linguagem de programação de computador)
Professores de matemática
Mathematics - Study and teaching
Educational technology
Computer-assisted instruction
Learning
Functions
Scratch (Computer program language)
Mathematics teachers
Data do documento: 29-Ago-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: STAVNY, Fabiola Martins. Um olhar para concepções de professores na construção de objetos de aprendizagem. 2022. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: O crescente avanço das Tecnologias Digitais permite dinamizar cada vez mais as práticas sociais em seus diferentes aspectos, influenciando o modo de pensar, as interações, as finanças e a cultura, entre outros, bem como promovendo novos tempos e novos modos de trabalho. A educação, como parte desse processo, não fica isenta, incorporando diferentes recursos aos processos educacionais, possibilitando uma reorganização nas dinâmicas de sala de aula construindo e possibilitando a disseminação de novos espaços de saberes. Neste viés, o estudo está direcionado ao ensino de Matemática e tem como objetivo investigar as concepções manifestadas por um grupo de professores de Matemática ao construir um AO para o ensino de Função Polinomial de Primeiro Grau na plataforma de programação Scratch. Assim sendo busca responder a seguinte interrogação quais concepções se evidenciam acerca da construção de Objetos de Aprendizagem no Scratch, sobre o conteúdo de Função Polinomial do Primeiro Grau, diante de um grupo de professores sobre o ensino com TD na Educação Matemática? Para respondê-la realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa, com objetivo exploratório e como procedimento utilizamos o estudo de campo, para a constituição da produção de dados, foram utilizados múltiplos instrumentos metodológicos, tais como: questionários, anotações, e desenvolvimento de OA pelos participantes, entrevista individual semiestruturada e gravações. Após a fase de produção de dados seguiu-se para a fase de organização dos dados obtidos, visando a classificar as informações dos materiais coletados. Para tanto, foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo, cujos procedimentos estão divididos em três fases: a pré-análise; a exploração do material; o tratamento dos resultados, a inferência e a interpretação. Com os resultados obtidos, identificamos nas concepções manifestadas pelos professores que o software Scratch apresenta possibilidades de ensino e pode potencializar o papel do professor como autor de seus próprios materiais educacionais, proporcionando autonomia no momento do planejamento, desenvolvimento e execução dos OA, estando de acordo e corroborando com a sua prática e realidade. Pode-se identificar também, que a linguagem de programação por blocos do software Scratch, mesmo sendo considerada simples e intuitiva pelo seu idealizador, na concepção de alguns dos professores, não foi considerada tão simples, uma vez que os professores relataram que programar no software demanda dedicação, habilidades e disponibilização de muito tempo. Pode-se também concluir que, apesar do Scratch contemplar a maioria dos aspectos técnicos e pedagógicos, na visão dos professores ele ainda apresenta alguns pontos que necessitam de aprimoramento para que possa promover a construção de OA sobre Função Polinomial do Primeiro Grau. Neste contexto, apresentamos como produto educacional um guia metodológico de utilização de OA sobre o conteúdo de Função Polinomial do Primeiro Grau.
Abstract: The growing advancement of Digital Technologies makes it possible to increasingly dynamize social practices in their different aspects, influencing the way of thinking, interactions, finance and culture, among others, as well as promoting new times and new ways of working. Education, as part of this process, is not exempt, incorporating different resources into educational processes, enabling a reorganization of classroom dynamics, building and enabling the dissemination of new spaces of knowledge. In this bias, the study is directed to the teaching of Mathematics and aims to investigate the conceptions mobilized by a group of Mathematics teachers who teach First Degree Polynomial Function in the construction of Learning Objects (LO) in the intuitive programming platform Scratch. Therefore, it seeks to answer the following question: what is the conception of a group of teachers who teach Mathematics about the construction of LO in Software Scratch, on the content of First Degree Polynomial Function? To answer it, we carried out a research with a qualitative approach, with an exploratory objective and as a procedure we used the field study, for the constitution of data collection, multiple methodological procedures were used, such as: questionnaires, notes, the development of OA by the participants, semi-structured individual interview and recordings. After the data collection phase, it was followed by the phase of organization of the data obtained, aiming to classify the information of the collected materials. For that, the content analysis methodology was used, whose procedures are divided into three phases: pre-analysis; the exploration of the material; treatment of results, inference and interpretation. With the results obtained, we identified in the conceptions mobilized by the teachers that the Scratch software presents teaching possibilities and can enhance the teacher’s role as the author of their own educational materials, providing autonomy at the time of planning, development and execution of Los, in accordance with and corroborating with its practice and reality. It can also be identified that the programming language by blocks of the Scratch software, even being considered simple and intuitive by its creator, in the conception of some of the teachers, it was not considered só simple, since the teachers reported that programming in the software demands dedication, skills and availability of a lot of time. It can also be concluded that despite Scratch covers most of the technical and pedagogical aspects, in the teachers’ view it still presents some points that need improvement só that it can promote the construction of LO on First Degree Polynomial Function. In this context, we present as an educational product a methodological guide for the use of LO on the content of First-Degree Polynomial Function.
Descrição: Acompanha: Guia metodológico de utilização de objetos de aprendizagem sobre função polinomial do primeiro grau
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30187
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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