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dc.creatorSilva, Karina Alessandra Pessoa da-
dc.creatorAraki, Paulo Henrique Hideki-
dc.creatorBorssoi, Adriana Helena-
dc.date.accessioned2022-11-29T21:23:51Z-
dc.date.available2022-11-29T21:23:51Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSILVA, Karina Alessandra Pessoa da; ARAKI, Paulo Henrique Hideki; BORSSOI, Adriana Helena. Integração STEM na educação básica veiculada por atividades de modelagem matemática com experimentação. 2022. Educação Matemática Pesquisa - EMP, São Paulo, v. 24, n. 3, p. 323-354, 2022. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/58383. Acesso em: 29 nov. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn1983-3156pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30208-
dc.description.abstractThis paper investigates how STEM education is mobilized in the development of mathematical modeling activities with experimentation. For this, it was based on a theoretical framework that considers elements of experimentation, mathematical modeling, and the integration of STEM education. The activities analyzed were developed by three groups of students from a 9th-grade class of elementary school from a private school in the state of Paraná, in the mathematics subject, in the year 2018. In these activities, gathered in groups, the students chose the theme of experimentation to be carried out, defined a problem, collected empirical data, performed a mathematical approach, and obtained a solution to the problem. For the analyses, audio and video recordings and written records of reports delivered by students were used. Through qualitative analysis, inspired by the research design, it became evident that experimentation was configured as a structure that allowed the integration between STEM areas through studies and research on the studied phenomena, manipulation of software for curve adjustments, use of laboratory equipment and its implications for the experimentation carried out, and on the mathematical content necessary to obtain a solution to the problem.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação Matemática Pesquisa - EMPpt_BR
dc.relation.urihttps://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/58383pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.subjectExperiential learningpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.titleIntegração STEM na educação básica veiculada por atividades de modelagem matemática com experimentaçãopt_BR
dc.title.alternativeSTEM integration in basic education conveyed by mathematical modeling activities with experimentationpt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.description.resumoEste artigo investiga como a educação STEM é mobilizada no desenvolvimento de atividades de modelagem matemática com experimentação. Para isso, fundamentou-se em um quadro teórico que considera elementos da experimentação, da modelagem matemática e da integração da educação STEM. As atividades analisadas foram desenvolvidas por três grupos de alunos de uma turma de 9º ano do ensino fundamental de uma escola particular do estado do Paraná, na disciplina de matemática, no ano de 2018. Nas referidas atividades, os alunos, reunidos em grupos, escolheram a temática da experimentação a ser realizada, definiram um problema, coletaram dados empíricos, realizaram uma abordagem matemática e obtiveram uma solução para o problema. Para realizar as análises, utilizaram-se as gravações em áudio e vídeo e os registros escritos dos relatórios entregues pelos alunos. Por meio de análise qualitativa, inspirada na research design, evidenciou-se que a experimentação se configurou como uma estrutura que permitiu a integração entre as áreas STEM por meio de estudos e pesquisas sobre os fenômenos estudados, da manipulação de softwares para ajustes de curvas, do uso de equipamentos laboratoriais e suas implicações para a experimentação realizada, e dos conteúdos matemáticos necessários para a obtenção de uma solução para o problema.pt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.23925/1983-3156.2022v24i3p323-354pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.citation.volume24pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
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