Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30279
Título: Estudo de integrais por meio de tarefas na perspectiva do ensino híbrido
Título(s) alternativo(s): Study of integrals through tasks in blended learning perspective
Autor(es): Borssoi, Adriana Helena
Silva, Rodrigo Tavares da
Palavras-chave: Integrais (Matemática)
Ensino superior
Ensino híbrido
Integrals
Education, Higher
Blended learning
Data do documento: 2020
Câmpus: Londrina
Citação: BORSSOI, Adriana Helena; SILVA, Rodrigo Tavares da. Estudo de integrais por meio de tarefas na perspectiva do ensino híbrido. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 9, n. 19, p.683-703, jul.-out. 2020. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/6204. Acesso em: 08 dez. 2022.
Resumo: Nesse artigo, temos por objetivo trazer resultados de uma pesquisa que investigou os efeitos no ambiente educacional observados quando tarefas em uma perspectiva de ensino híbrido foram propostas para o estudo de tópicos de Integrais de funções de uma variável real. Para isso, foram analisadas duas tarefas, as quais foram elaboradas e aplicadas, na perspectiva das modalidades do ensino híbrido: sala de aula invertida e laboratório rotacional, no contexto de uma disciplina de um curso de Ciências Econômicas de uma universidade pública paranaense. Como ambiente virtual de ensino e aprendizagem o estudo se valeu das funcionalidades da plataforma virtual do GeoGebra, explorando folhas de trabalho. Registros dos alunos nesse ambiente, bem como registros de áudio de encontros presenciais e de uma entrevista são considerados dados da pesquisa a partir dos quais uma análise qualitativa de cunho interpretativo se fez. Com isso, foi possível evidenciar que a natureza das tarefas propiciou a participação mais ativa dos alunos no ambiente educacional provocando mudanças na dinâmica da sala de aula. Adicionalmente, a nova dinâmica permitiu maior aproximação do professor com os alunos e permitiu tomar conhecimento das impressões dos alunos quanto as tarefas, o que se mostrou uma oportunidade de refletir sobre o que poderia ser melhorado na proposição de novas tarefas.
Abstract: In this paper, we aim to bring the results of a research that investigated the effects on the educational environment observed when tasks in a blended learning perspective are proposed for the study of topics of Integrals of functions of a real variable. For this, we analyzed two tasks, which were elaborated and applied, in the perspective of blended learning modalities: flipped classroom and rotational laboratory, in the context of a course in an Economic Sciences course at a public university in Paraná. As a virtual learning environment, the study used the functionalities of the GeoGebra virtual platform, exploring worksheets. Records of students in this environment, as well as audio records of face-to-face meetings and an interview are considered research data from which a qualitative analysis of an interpretive approach was made. With that, it was possible to show that the nature of the tasks led to more active participation of students in the educational environment, causing changes in the dynamics of the classroom, in addition, the new dynamics allow greater proximity between the teacher and the students and learn about the students' impressions. how much the tasks showed an opportunity to reflect on what could be improved in proposing new tasks.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30279
ISSN: 2238-5800
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
integraisensinohibrido.pdf633,5 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons