Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30280
Título: O uso do gênero textual WebQuest como incentivo para a aprendizagem colaborativa dos alunos de um curso técnico profissionalizante
Título(s) alternativo(s): The use of the WebQuest textual genre as an incentive for collaborative learning for students in a professional technical course
Autor(es): Gonçalves, Marcia Caroline Pereira
Santos, Givan José Ferreira dos
Oliveira, Jair de
Palavras-chave: Internet na educação
Ensino - Metodologia
Trabalho de grupo na educação
Internet in education
Teaching - Methodology
Group work in education
Data do documento: 2021
Câmpus: Londrina
Citação: GONÇALVES, Marcia Caroline Pereira; SANTOS, Givan José Ferreira dos; OLIVEIRA, Jair de. O uso do gênero textual WebQuest como incentivo para a aprendizagem colaborativa dos alunos de um curso técnico profissionalizante. EaD em Foco: Revista Científica em Educação a Distância, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 1-12, 2021. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1342. Acesso em: 09 dez. 2022.
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa aplicada na disciplina Gestão de Pessoas de uma instituição estadual de ensino localizada na região norte do estado do Paraná. A questão norteadora da pesquisa é: a utilização do gênero textual WebQuest incentiva a aprendizagem colaborativa dos alunos do Curso Técnico Profissionalizante em Administração? Em consonância com essa problemática, foi proposta a realização de uma tarefa em que os alunos deveriam acessar a WebQuest intitulada “Perfil Empreendedor” e realizar a atividade disponível. Esta pesquisa é considerada, quanto ao seu objetivo, como exploratória; quanto aos procedimentos, como de levantamento e de abordagem quali-quantitativa. Participaram do estudo 16 alunos, e a coleta de dados ocorreu no primeiro semestre de 2019. De acordo com as respostas dos alunos, constatou-se que 75% se sentem mais satisfeitos em realizar atividades de forma colaborativa. Portanto, identficou-se que o uso do gênero textual WebQuest se revela produtivo para a aprendizagem científica em ambiente educacional em processo de trabalho colaborativo.
Abstract: The present study was developed through applied research in the People Management discipline of a state educational institution, located in the northern region of the state of Paraná. The question that guides the research is: the use of the textual genre WebQuest encourages the collaborative learning of students of the Professional Technical Course in Administration? In line with this issue, it was proposed to carry out a task, that students should access the WebQuest entitled “Entrepreneurial Profle” and perform the available activity. This research is considered, as its objective, as exploratory; as for the procedures, such as survey and quali-quantitative approach. Sixteen students participated in the study and data collection occurred in the frst semester of 2019. According to the students’ answers, it was found that 75% feel more satisfed in carrying out activities in a collaborative way, therefore, it was identifed that the use of the textual genre WebQuest proves to be productive for scientifc learning in an educational environment in process collaborative work.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30280
ISSN: 2177-8310
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
webquestaprendizagemcolaborativa.pdf242,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons