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dc.creatorNoronha, Adriela Maria-
dc.date.accessioned2023-02-27T12:58:42Z-
dc.date.available2023-02-27T12:58:42Z-
dc.date.issued2022-12-13-
dc.identifier.citationNORONHA, Adriela Maria. Movimentos do pensamento matemático em estudantes com deficiência intelectual: contribuições do ensino desenvolvimental no AEE. 2022. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30646-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Orientações para práticas pedagógicas inclusivas: o conceito de número no AEE para estudantes com deficiência intelectual: processos iniciais na perspectiva do ensino desenvolvimentalpt_BR
dc.description.abstractThis research analyzes the contributions to the development process of the theoretical thought of the number concept in students with intellectual disabilities resulting from the organization of mathematics teaching in the Specialized Education Service (AEE) based on the assumptions of the Theory of Developmental Teaching and the ElkoninDavídov System. Participated in the investigation of students diagnosed with intellectual disability who attended the AEE in a public school in the state of Santa Catarina in the early years of elementary education. A formative didactic experiment was developed during the sessions made available to the participating students, which took place in the opposite shift of their regular schooling. The meetings were filmed and transcribed, and later, the data were organized and analyzed from isolated facts, episodes, and scenes to indicate the development of mathematical conceptual thinking done by the participating students. The results show that the contributions in the development process of the theoretical thought of the number concept in students with intellectual disabilities occur as the organization of mathematics teaching in the AEE, based on the assumptions of the Elkonin-Davídov System, presents didactic principles of developmental teaching: the principle of education that develops, the scientific principle, the principle of activity and the principle of object character. These principles contribute to the development of the theoretical concept of numbers respectively with: the creation and consolidation of different levels of proximal development zones in students with intellectual disabilities; the formation of scientific concepts in the AEE; the performance of the study activity by students with intellectual disabilities; the interaction with mediating instruments that guide the performance of the task system. As a result of the research, a teaching material/book was produced that presents guidelines for inclusive pedagogical practices - The concept of number in the AEE for students with intellectual disabilities: initial processes from the perspective of Developmental Teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectIncapacidade intelectualpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectStupiditypt_BR
dc.titleMovimentos do pensamento matemático em estudantes com deficiência intelectual: contribuições do ensino desenvolvimental no AEEpt_BR
dc.title.alternativeMovements of mathematical thinking in students with intellectual disabilities: contributions of developmental teaching in AEEpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa analisam-se as contribuições no processo de desenvolvimento do pensamento teórico do conceito de número em estudantes com deficiência intelectual que são decorrentes da organização do ensino da matemática no Atendimento Educacional Especializado (AEE) fundamentado nos pressupostos da Teoria do Ensino Desenvolvimental e do Sistema Elkonin-Davídov. Participaram da investigação estudantes com diagnóstico de deficiência intelectual que frequentam o AEE numa escola pública do estado de Santa Catarina dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Desenvolveu-se um experimento didático formativo durante os atendimentos disponibilizados aos estudantes participantes, que ocorreram em turno inverso à escolarização regular. Os encontros foram filmados e transcritos e, posteriormente, os dados foram organizados e analisados a partir de fatos isolados, episódios e cenas, para apontar indícios do desenvolvimento do pensamento conceitual matemático realizado pelos estudantes participantes. Os resultados demonstram que as contribuições no processo de desenvolvimento do pensamento teórico do conceito de número em estudantes com deficiência intelectual, ocorrem à medida que a organização do ensino da matemática no AEE, fundamentada nos pressupostos do Sistema Elkonin-Davídov apresenta princípios didáticos de um ensino desenvolvimental: princípio da educação que desenvolve, princípio científico, princípio da atividade e princípio do caráter objetal. Esses princípios contribuem no desenvolvimento do conceito teórico de número respectivamente com: a criação e consolidação de diferentes níveis de zonas de desenvolvimento proximal nos estudantes com deficiência intelectual; a formação de conceitos científicos no AEE; a realização da atividade de estudo pelos estudantes com deficiência intelectual; a interação com instrumentos mediadores que orientam na realização do sistema de tarefas. Como resultado da pesquisa foi produzido um material de ensino/livro que apresenta orientações para práticas pedagógicas inclusivas - O conceito de número no AEE para estudantes com deficiência intelectual: processos iniciais na perspectiva do Ensino Desenvolvimental.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9537-1223pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8013645507168589pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Sani de Carvalho Rutz da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1548-5739pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5694972079639390pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Shimazaki, Elsa Midori-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2225-5667pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9372609347074339pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Sani de Carvalho Rutz da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1548-5739pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5694972079639390pt_BR
dc.contributor.referee2Trevisan, André Luis-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8732-1912pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3166010229447391pt_BR
dc.contributor.referee3Cunha, André Luiz Araújo-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-0329-7762pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2042697909795467pt_BR
dc.contributor.referee4Almeida, Maria Amelia-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-8919-2330pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0316944549621648pt_BR
dc.contributor.referee5Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0003-3313-1472pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/9560346396921728pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
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