Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3113
Título: Motivação para o ensino e aprendizagem dos números complexos: uma abordagem com aplicações
Título(s) alternativo(s): Motivation for teaching and learning complex numbers: an approach based on applications
Autor(es): Moreira, Agnaldo Antonio
Orientador(es): Saito, Olga Harumi
Palavras-chave: Números complexos - História -  Estudo e ensino (Segundo grau)
Geometria
Álgebra
Trigonometria
Aprendizagem
Prática de ensino
Motivação na educação
Inovações educacionais
Tecnologia educacional
Matemática
Numbers, Complex - History - Study and teaching (Secondary)
Geometry
Algebra
Trigonometry
Learning
Student teaching
Motivation in education
Educational innovations
Educational technology
Mathematics
Data do documento: 20-Abr-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MOREIRA, Agnaldo Antônio. Motivação para o ensino e aprendizagem dos números complexos: uma abordagem com aplicações. 2018. 110 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Estudos mostram que motivar professores e alunos para o ensino e aprendizagem de números complexos no Ensino Médio pode ser uma tarefa difícil. Esse trabalho investiga as causas dessa dificuldade e propõe uma abordagem de ensino dos números complexos baseada em história, aplicações e fractais. Além disso, apresenta alguns recursos digitais para explorar lições e atividades mais interativas dos conceitos matemáticos envolvidos.
Abstract: Literature shows that motivating teachers and students for studying complex numbers in high school can be a challenging task. This work investigates such issue and proposes an approach for teaching complex numbers based on their history, applications and fractals. In addition it provides some digital resources to explore interactive lessons and activities of this content.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3113
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PROFMAT_M_Moreira, Agnaldo Antônio_2018.pdf3,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.