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Título: Análise da satisfação dos usuários de infraestrutura urbana: caso de vias públicas com pavimento anti-pó e pavimento em concreto asfáltico no município de Curitiba
Título(s) alternativo(s): Analysis of satisfaction of urban infrastructure users: case of public roads with anti-powd flooring and pavement recycled
Autor(es): Rocha, Edson Maikon Da
Orientador(es): Romano, Cezar Augusto
Palavras-chave: Pavimentos de asfalto
Pavimentos de concreto
Estradas - Projetos e construção
Construção civil
Agregados (Materiais de construção)
Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)
Engenharia civil
Pavements, Asphalt
Pavements, Concrete
Roads - Design and construction
Building
Aggregates (Building materials)
Recycling (Waste, etc.)
Civil engineering
Data do documento: 31-Mar-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ROCHA, Edson Maikon da. Análise da satisfação dos usuários de infraestrutura urbana: caso de vias públicas com pavimento anti-pó e pavimento em concreto asfáltico no município de Curitiba. 2017. 79 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: A crescente preocupação com as questões ambientais faz com que muitos processos sejam revistos objetivando minimizar os impactos à natureza e nesse sentido, uma das formas de aproveitar os resíduos, é a reciclagem que, pelo reprocessamento de objetos possibilita a confecção de novos produtos. A presente pesquisa, resulta de um estudo da análise da satisfação de usuários do pavimento Anti-pó e pavimento definitivo aplicado nas ruas do município de Curitiba - PR, para assegurar se a tecnologia de reciclagem de pavimento na restauração de ruas de baixo tráfego, utilizando tecnologia de reciclagem de obras in situ de bases granulares, tem sido satisfatória. As investigações nas vias urbanas que foram recicladas no ano de 2012, contou com uma amostra composta por 130 moradores de 7 bairros distintos. A realização prévia de uma revisão bibliográfica auxiliou a compreensão acerca da pavimentação e da reciclagem de pavimentos. Para a aplicação da pesquisa utilizou-se o multimétodo, com dados quantitativos e qualitativos desenvolvendo uma pesquisa exploratória descritiva que contou com a aplicação de um questionário Survey estruturado. Através do processamento dos dados levantados pelo questionário, foi possível estimar os principais problemas atribuídos aos dois tipos de pavimentos, a importância das melhorias e o grau de satisfação dos usuários locais. Os resultados apontam que o pavimento Anti-pó não cumpria seu papel original de impedir a formação de lama e poeira. Já o procedimento de reciclagem do mesmo, se mostrou bastante efetivo, alcançando a satisfação de 90% dos usuários entrevistados. Dentro deste levantamento, apurou-se um aspecto negativo da reciclagem da via que foi o fator insegurança, uma vez que, a velocidade aumentou por consequência da melhora do pavimento. Dessa forma, observou-se que a reciclagem de pavimentos é um procedimento necessário à sobrevida do asfalto e, que, traz benefícios como a melhora no fluxo de veículos, a valorização dos imóveis e a diminuição de queixas com problemas estruturais, de saúde e meio ambiente.
Abstract: The growing concern with environmental issues means that many processes are reviewed in order to minimize impacts to nature and in this sense, one of the ways to take advantage of waste is the recycling that, through the reprocessing of objects, makes it possible to make new products. The present research results from a study of the user satisfaction analysis of the Black-Top and final pavement applied in the streets of the city of Curitiba - PR, to ensure if the technology of pavement recycling in the restoration of low traffic streets, using Technology for the recycling of in situ works of granular bases, has been satisfactory. The investigations in the urban roads that were recycled in the year 2012, counted on a sample composed by 130 inhabitants of 7 different districts. The previous accomplishment of a bibliographical revision aided the understanding about the pavement and the recycling of pavements. For the application of the research the multimethod was used, with quantitative and qualitative data, developing a descriptive exploratory research that had the application of a structured survey questionnaire. Through the processing of the data collected by the questionnaire, it was possible to estimate the main problems attributed to the two types of pavements, the importance of the improvements and the degree of satisfaction of the local users. The results indicate that the Black-Top did not fulfill its original role of preventing the formation of mud and dust. On the other hand, the recycling procedure was very effective, reaching the satisfaction of 90% of the users interviewed. Within this survey, a negative aspect of the recycling of the road that was the insecurity factor was determined, since, the speed increased as a consequence of the improvement of the pavement. Thus, it was observed that the recycling of pavements is a necessary procedure for the survival of the asphalt, and that benefits such as the improvement in the flow of vehicles, the valuation of real estate and the reduction of complaints with structural, health and environmental problems environment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3114
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