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dc.creatorCosta, Jeferson Ghisi-
dc.date.accessioned2023-04-20T17:21:14Z-
dc.date.available2023-04-20T17:21:14Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationCOSTA, Jeferson Ghisi. Transporte aeromédico no atendimento a vítimas de acidentes: desafios e estudo de caso. 2023. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31190-
dc.description.abstractEmergency care for victims of road accidents is a challenging problem for society. Roads are often closed during accidents and the time taken to respond is a crucial factor in the survival of a seriously injured person. Faced with this urgency, air medical transport becomes the safest and most favorable modality for medical rescue. To solve this problem, we carried out a requirements analysis with the professionals who operate the aeromedical transport sector, in order to understand the details of this service and their needs in terms of computational tools for choosing the best means of assistance, including the location of the air support bases and hospitals, in addition to assistance in preparing flight plans. Given this perspective, this work applies the kNN selection algorithm to find the best ambulance, the most suitable hospital and the best flight plan to handle the occurrences with serious victims. This work also presents the suggestion of the main support bases for aeromedical teams and priority service areas to optimize the allocation of resources. The experiments used PostGIS and open data from aerodromes, helipads, hospitals and accidents on highways in the State of Paraná to validate the model and the air route planning service.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectVítimas de acidentes de trânsito - Transportept_BR
dc.subjectSistemas de informação geográficapt_BR
dc.subjectTransporte de doentes e feridospt_BR
dc.subjectTrabalho de resgatept_BR
dc.subjectServiços médicos de emergênciapt_BR
dc.subjectAlgorítmospt_BR
dc.subjectTraffic accidentspt_BR
dc.subjectTraffic accident victims - Transportationpt_BR
dc.subjectGeographic information systemspt_BR
dc.subjectTransport of sick and woundedpt_BR
dc.subjectRescue workpt_BR
dc.subjectEmergency medical servicespt_BR
dc.subjectAlgorithmspt_BR
dc.titleTransporte aeromédico no atendimento a vítimas de acidentes: desafios e estudo de casopt_BR
dc.title.alternativeAeromedical transport in the service to victims of accidents: challenges and case studypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO atendimento de emergência às vítimas de acidentes rodoviários é um problema desafiador para a sociedade. As estradas geralmente são fechadas durante os acidentes e o tempo de atendimento é um fator crucial para a sobrevivência de uma pessoa gravemente ferida. Diante dessa urgência, o transporte aeromédico torna-se a modalidade mais segura e favorável para o resgate médico. Para solucionar este problema, realizamos uma análise de requisitos junto aos profissionais que operam o setor de transporte aeromédico, a fim de entender os detalhes deste serviço e suas necessidades em termos de ferramentas computacionais para a escolha dos melhores meios de atendimento, incluindo a localização das bases de apoio aéreo e dos hospitais, além do auxílio na confecção dos planos de voo. Diante dessa perspectiva, este trabalho aplica o algoritmo de seleção kNN para encontrar a melhor ambulância, o hospital mais adequado e o melhor plano de voo para atender as ocorrências com vítimas graves. Este trabalho também apresenta a sugestão das principais bases de apoio às equipes aeromédicas e áreas prioritárias de atendimento para otimizar a alocação de recursos. Os experimentos utilizaram PostGIS e dados abertos de aeródromos, helipontos, hospitais e acidentes em rodovias do estado do Paraná para validar o modelo e o serviço de planejamento de rotas aéreas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-4455-3518pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1713531794601738pt_BR
dc.contributor.advisor1Kozievitch, Nádia Puchalski-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2286-9623pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9727123750824948pt_BR
dc.contributor.referee1Ibañez, Humberto Cereser-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8138-8892pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1492177974893564pt_BR
dc.contributor.referee2Santi, Juliana de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5227-9221pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6795095514762745pt_BR
dc.contributor.referee3Kozievitch, Nádia Puchalski-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-2286-9623pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9727123750824948pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Ricardo Dutra da-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-8002-8411pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8512085741397097pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação Aplicadapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.subject.capesCiência da Computaçãopt_BR
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