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Título: Acesso às novas tecnologias de informação e comunicação e inclusão digital de estudantes durante o período de aulas remotas em Palmas - PR
Título(s) alternativo(s): Access to new information and communication technologies and digital inclusion of students during the period of remote classes in Palmas - PR
Autor(es): Cordeiro, Luis Felipe
Orientador(es): Pontarolo, Edilson
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Comunicação e tecnologia
Ensino via Web
Inclusão digital
Information technology
Communication and technology
Web-based instruction
Digital divide
Data do documento: 13-Fev-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: CORDEIRO, Luis Felipe. Acesso às novas tecnologias de informação e comunicação e inclusão digital de estudantes durante o período de aulas remotas em Palmas - PR. 2023. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
Resumo: As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC) fazem parte do avanço tecnológico atual em todos os setores da sociedade, incluindo a educação. Quando disponibilizado o acesso e uso crítico às pessoas, as NTIC contribuem para a inclusão digital. Em 2020, todos os setores tiveram que se adaptar para uma mudança entre o mundo físico e o digital em virtude da pandemia causada pelo “novo coronavírus”, o SARS-CoV-2 (Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2), causador da doença denominada COVID-19 (Coronavirus Desease 2019). Após as medidas de isolamento social para diminuir o contágio pelo novo coronavírus, surgiram pareceres e normativas regulamentando o ensino remoto emergencial e muitos estudantes, na sua maioria crianças e adolescentes, estiveram estudando a partir de suas casas. As NTIC se tornaram o principal meio de acesso dos estudantes ao conhecimento, cultura, esportes, entre outras áreas do saber e do conhecimento sistematizado. Nesse contexto, este trabalho questiona: quais NTIC os estudantes tiveram acesso durante o período de aulas remotas? Para quais finalidades estavam sendo empregadas e como isso se relaciona com inclusão e exclusão digital? O objetivo deste estudo foi verificar quais NTIC os professores e estudantes tiveram acesso durante o período de aulas remotas e como esse fator impacta na inclusão e exclusão digital. Para alcançar os objetivos, a metodologia utilizada foi uma pesquisa reunindo dados quantitativos e qualitativos. Os participantes foram professores da rede municipal de educação do município de Palmas-PR que atuavam na Escola Municipal Professora Terezinha Marins Pettres, e também os responsáveis pelos estudantes que participaram do ensino remoto emergencial no ano de 2020. A coleta de dados foi realizada através de questionário on-line e impresso e por meio de entrevista semiestruturada presencial. A primeira parte do questionário, apresenta questões de caráter sociodemográfico, em seguida apresenta questões referentes ao acesso e uso de NTIC. Os dados foram analisados e discutidos a fim de identificar o acesso a NTIC em relação à inclusão e exclusão digital e suas relações com o desenvolvimento humano. Os dados quantitativos da pesquisa mostraram quais NTIC os estudantes possuíam acesso durante o período de aulas remotas, para quais finalidades estavam sendo empregadas e como isso se relacionou com inclusão e exclusão digital.
Abstract: The New Information and Communication Technologies (NICT) are part of the current technological advances in all sectors of society, including the education. When the access and critical use of these technologies are made available to people, NICT contributes to digital inclusion. In 2020, many sectors had to adapt to a change between the physical and digital world due to the pandemic caused by the “new coronavirus”, SARS-CoV-2 (Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2), which causes the disease called COVID-19 (Coronavirus Disease 2019). After the social isolation actions were taken to reduce the spread of coronavirus, opinions and regulations emerged to regulate the emergency remote teaching, while many students, mostly children and adolescents, were studying from their homes. The NICT have become the main mean of knowledge accessed by the students, including culture, sports, and other areas of knowledge and systematized knowledge. Within this context, this research brings the following questionings: which NICT had students had access to during the period of remote classes? For which purposes were they being used and how does this relate to digital inclusion and exclusion? The aim of this study was to verify which NICT teachers and students had access to during the period of remote classes and how this factor impacts digital inclusion and exclusion. To achieve the objectives, the methodology used was an assorted survey gathering quantitative and qualitative data. The participants were teachers from the municipal education network in the city of Palmas-PR who worked at the Municipal School Professora Terezinha Marins Pettres, and also those responsible for the students, who participated in the emergency remote teaching in the year 2020. Data collection was carried out through an online and printed questionnaire and through a face-to-face semi-structured interview. The first part of the questionnaire presents questions about sociodemographic nature, subsequently it presents questions regarding access and use of NICT. Data were analyzed and discussed in order to identify access to NICT in comparison to digital inclusion and exclusion and their correlations with the human development. The research quantitative data showed which NICT students had access to during the period of remote classes, which purposes they were being used for and how it was related to digital inclusion and exclusion.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31203
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