Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31219
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTerres, Juliane Polo-
dc.date.accessioned2023-04-26T21:34:20Z-
dc.date.available2023-04-26T21:34:20Z-
dc.date.issued2023-02-15-
dc.identifier.citationTERRES, Juliane Polo. A experiência da narrativa digital em videogames: Hollow Knight e Alice: Madness Returns. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31219-
dc.description.abstractThis research objective is to follow a path of conceptual and theoretical Digital Literature connections, using two video games to analyze and exemplify some characteristic narrative elements of Digital Literature, such as: ergodic reading, rhizomatic logic and diffuse authorship. For this purpose, the games Alice: Madness Returns and Hollow Knight were chosen. Despite their almost opposite gameplay styles, both have a strong narrative presence, where the unfolding of the story is one of the incentives that moves the player. Through a bibliographic review, we will trace the historical and theoretical path of the development of Digital Literature and video games, verifying contact points between them, while still giving special attention and focusing on the proposed theoretical questions. Thus, we seek to explore the solution of puzzles and challenges, which are characteristic elements of video games, within the perspective of ergodic reading, as proposed by Espen Aarseth. In this reading modality, the reader needs to make a greater effort than is required to read a traditional work of literature, such as a printed book. We also examined the use of rhizomatic logic while reading games, according to Gilles Deleuze and Félix Guattari's definition. Being a branching reading, the rhizomatic offers options of alternative paths, which enables us to observe it in the ramification of the physical spaces and the narrative offered by games, changing the player´s experience in its path. We also discuss the diffuse authorship, under Elaine Lima's perspective, that is present in the development of more complex narrative forms, such as Digital Literature and video games. Therefore, investigating these games under these Digital Literature narrative perspectives is relevant both to the games themselves and to literary studies. The former benefits from a more explored theoretical basis, and the latter is expanded with the contribution of yet another narrative format.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectVídeogamespt_BR
dc.subjectJogadores de vídeogamespt_BR
dc.subjectPersonagens de vídeogamespt_BR
dc.subjectLiteratura digitalpt_BR
dc.subjectNarrativas digitaispt_BR
dc.subjectQuebra-cabeçaspt_BR
dc.subjectTeoria ergódicapt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectVideo gamespt_BR
dc.subjectVideo gamerspt_BR
dc.subjectVideo game characterspt_BR
dc.subjectHypertext literaturept_BR
dc.subjectDigital storytellingpt_BR
dc.subjectJigsaw puzzlespt_BR
dc.subjectErgodic theorypt_BR
dc.subjectElectronic gamespt_BR
dc.titleA experiência da narrativa digital em videogames: Hollow Knight e Alice: Madness Returnspt_BR
dc.title.alternativeThe digital narrative experience in videogames: Hollow Knight and Alice: Madness Returnspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como intuito percorrer um caminho das relações conceituais e teóricas da literatura digital, usando dois jogos de videogame para análise e exemplificação de alguns elementos narrativos característicos da literatura digital, como: leitura ergódica, lógica rizomática e autoria difusa. Para tal, os jogos Alice: Madness Returns e Hollow Knight foram escolhidos. Apesar de seus estilos quase opostos de jogabilidade, ambos possuem uma forte presença narrativa, na qual o desenrolar da história é um dos incentivos que move o jogador. Através de uma revisão bibliográfica, traçaremos o percurso histórico e teórico do desenvolvimento da literatura digital, bem como dos videogames, verificando pontos de contato entre ambos, mas dando especial atenção e foco às questões teóricas propostas. Buscamos explorar assim, a solução de quebra-cabeças e desafios, que são elementos característicos de videogames, dentro da perspectiva da leitura ergódica, como proposta por Espen Aarseth. Nesta modalidade de leitura, o leitor precisa fazer um esforço maior do que o exigido pela leitura de uma obra de literatura tradicional, como um livro impresso. Sondamos também o uso da lógica rizomática na leitura de jogos, segundo a definição de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Sendo uma leitura que se ramifica, o rizomático oferece opções de caminhos alternativos, sendo possível observá-lo na ramificação dos espaços físicos e da narrativa oferecidos pelos games, alterando a experiência possível do jogador em seu trajeto. Também discutimos a autoria difusa, sob a perspectiva de Elaine Lima, que se faz presente no desenvolvimento de formas narrativas mais complexas, como a literatura digital e os próprios videogames. Assim sendo, investigar estes jogos sob estas perspectivas narrativas da literatura digital é pertinente tanto aos próprios jogos, quanto aos estudos literários. Os primeiros se beneficiam com uma base teórica mais explorada, e os últimos se ampliam com a contribuição de mais um formato narrativo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-1315-6157pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2076419385170272pt_BR
dc.contributor.advisor1Lemos, Anuschka Reichmann-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0191-5731pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0290303788421656pt_BR
dc.contributor.referee1Lemos, Anuschka Reichmann-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0191-5731pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0290303788421656pt_BR
dc.contributor.referee2Matsuda, Alice Atsuko-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3046-7317pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3922087976096217pt_BR
dc.contributor.referee3Fornazari, Meggie Rosar-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7062-2620pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5433376826611157pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
experiencianarrativadigitalvideogames.pdf2,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons