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Título: Museus de fato sustentabilidade de fato
Título(s) alternativo(s): Museums in fact, sustainability in fact
Autor(es): Gabardo Junior, Alcione
Orientador(es): Silva, Maclovia Corrêa da
Palavras-chave: Museus
Arte indígena - Museus
Sustentabilidade
Problemas sociais
Museus - Métodos de conservação
Museus - História
Instituições e sociedades culturais
Desenvolvimento sustentável
Museums
Indian art - Museums
Sustainability
Social problems
Museum conservation methods
Museums - History
Learned institutions and societies
Sustainable development
Data do documento: 31-Mar-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GABARDO JUNIOR, Alcione. Museus de fato sustentabilidade de fato. 2023. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Em 2022, os Museus absorveram em sua definição oficial, proposta pelo Conselho Internacional de Museus, a palavra sustentabilidade. Atuando em ambientes antagônicos, nos quais o aumento da frequência de público é confrontado com a falta de recursos de toda ordem, estas instituições seculares convivem com o desafio frequente de manter a continuidade de suas atividades. A presente Tese trata de museus enquanto instituições, cuja relevância, percebida ou não, é legitimada pela diversidade de atores em seus ambientes de interação. Podem, nestes ambientes, apreender recursos que propiciem a implementação de práticas contributivas para aproximar a instituição de processos e propósitos da sustentabilidade. Tendo em vista as diferentes formas que as noções de museu, instituição e sustentabilidade assumem no contexto contemporâneo, foi necessário definir perspectivas particularizadas em sintonia com este estudo. O objetivo da Tese é investigar as relações entre sustentabilidade e museus no âmbito de perspectivas particularizadas. À luz do percurso histórico da instituição museu, percebeu-se a presença de fatores característicos da sua natureza que se constituíram em suas especialidades técnicas, bem como, valores simbólicos que legitimam o museu atual como organização relevante. Ao resgatar na revisão bibliográfica as noções de sustentabilidade, estabeleceram-se relações entre as atividades, museu e instituição. Em consonância com o objeto da pesquisa, e a intenção do pesquisador em contribuir com a resolução de problemas, selecionou-se a metodologia complex problem handling method. Por meio dela foi possível analisar os museus enquanto instituição; averiguar os vínculos entre as noções de museus, instituição e sustentabilidade; elaborar noções de sustentabilidade de fato e museus de fato; e apresentar por meio de relatos de experiência, práticas de sustentabilidade em museus representadas pelas idealizações de implementação do espaço-loja e adoção de um espaço público no Museu de Arte Indígena. Os resultados da pesquisa expuseram formas de legitimação, por meio dos relatos de experiência, dos processos e pressupostos da sustentabilidade em museus. Concluise que cabe aos museus perceber e utilizar a diversidade de recursos disponíveis em seus espaços de interação e explorar a plasticidade e a dinamicidade de outros espaços, de modo a atuarem como museus de fato, e se sustentarem nos seus processos e propósitos.
Abstract: In 2022, Museums incorporated the word sustainability into their official definition, proposed by the International Council of Museums. Operating in antagonistic environments, in which the increase in public attendance is confronted with a lack of resources of all kinds, these secular institutions coexist with the frequent challenge of maintaining the continuity of their activities. This Thesis deals with museums as institutions, whose relevance, perceived or not, is legitimized by the diversity of actors in their interaction environments. In these environments, they can apprehend resources that facilitate the implementation of contributive practices to bring the institution closer to sustainability processes and purposes. Bearing in mind the different forms that the notions of museum, institution and sustainability assume in the contemporary context, it was necessary to define particular perspectives in line with this study. The objective of the Thesis is to investigate the relationship between sustainability and museums within the scope of particular perspectives. In light of the museum institution’s historical path, the presence of factors characteristic of its nature that constituted its technical specialties was perceived, as well as symbolic values that legitimize the current museum as a relevant organization. By rescuing the notions of sustainability in the bibliographic review, relationships between activities, museum and institution were established. In line with the research object, and the researcher’s intention to contribute to problem solving, the complex problem handling method was selected. Through it, it was possible to analyze museums as an institution; to ascertain the links between the notions of museums, institution and sustainability; elaborate notions of de facto sustainability and de facto museums; and to present, through experience reports, sustainability practices in museums represented by the idealization of the implementation of the store space and the adoption of a public space at the Museum of Indigenous Art. The research results exposed ways of legitimizing, through experience reports, the processes and assumptions of sustainability in museums. It is concluded that it is up to museums to perceive and use the diversity of resources available in their interaction spaces and explore the plasticity and dynamism of other spaces, in order to act as museums in fact, and sustain themselves in their processes and purposes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31523
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