Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31540
Título: São tempos sdombrios, não há como negar: Harry Potter e o Terceiro Reich
Título(s) alternativo(s): These are dark times, there is no denying : Harry Potter and the Third Reich
Autor(es): Benatto, Ingrid Caroline
Orientador(es): Becker, Marcia Regina
Palavras-chave: Literatura infantojuvenil
Best-sellers
Potter, Harry (Personagem fictício)
Literatura comparada
Children's literature
Best sellers
Potter, Harry (Fictitious character)
Literature, Comparative
Data do documento: 30-Mar-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BENATTO, Ingrid Caroline. São tempos sombrios, não há como negar: Harry Potter e o Terceiro Reich. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
Resumo: A saga Harry Potter, escrita pela britânica JK Rowling, conta a história de um órfão criado pelos tios, que teve uma infância infeliz e normal. Aos onze anos, o protagonista que dá nome à saga descobre que é na verdade um bruxo, assim como seus falecidos pais. Ao mesmo tempo em que Harry descobre as maravilhas do mundo bruxo, descobre também que este não é isento de falhas. A sociedade bruxa possui uma estrutura própria – sua própria escola, estrutura governamental e, também, seus próprios preconceitos. Tais preconceitos aludem às políticas segregacionistas propagadas na Europa ocupada pelo regime nazista (1933-1945). Isto posto, este trabalho objetiva analisar de que forma a saga literária Harry Potter espelha os acontecimentos sombrios do Terceiro Reich, como a presença de personagens ditadores, aspectos de um governo totalitário no mundo bruxo, bem como movimentos de resistência a esse totalitarismo. Esta proposta se enquadra no campo da Literatura Comparada, visto que procura traçar possíveis comparações entre o texto literário e acontecimentos históricos. As considerações de Nitrini (2015), Carvalhal (2003) e Wellek (1994) serão utilizadas como suporte teórico para as discussões de ordem comparatista. Em um primeiro momento, situaremos a saga dentro das possíveis definições propostas por Roas (2014) em relação à área de literatura fantástica e as de Rodrigues (2018), em relação à verossimilhança. Em seguida, será feito um estudo histórico do Terceiro Reich com base no trabalho dos historiadores Evans (2014; 2016), Fest (1976) e Rollemberg (2016). Por fim, serão apontadas possíveis correlações entre o Terceiro Reich e episódios ocorridos na saga literária. Foi possível identificar que tanto a saga literária quanto o período histórico estudado passaram por uma época totalitária, sob o domínio de ditadores, no qual as minorias foram estigmatizadas. Houve também núcleos de resistência tanto em Harry Potter quanto na Alemanha nazista, os quais possuem também similaridades entre si.
Abstract: The Harry Potter saga, written by the British author JK Rowling, tells the story of an orphan boy, who had an unhappy and normal childhood, raised by his aunt and uncle. At eleven, the protagonist who names the saga discovers he is a wizard, just like his deceased parents. As Harry discovers the wonders of the wizarding world, he also finds out its flaws. The Wizarding society has a structure of its own – its school, government structure, and also its own prejudices. Such prejudices directly allude to the segregationist policies in Europe occupied by the Nazi regime (1933-1945). Having said that, this work aims to analyze how the Harry Potter literary saga mirrors the dark events of the Third Reich, such as the presence of dictator characters, aspects of a totalitarian government in the wizarding world, as well as resistance movements to this totalitarianism. This proposal fits into Comparative Literature, as it seeks to draw possible comparisons between the literary text and historical events. The considerations of Nitrini (2015), Carvalhal (2003) and Wellek (1994) will be used as theoretical support for discussions of a comparative nature. First, we will place the saga within the possible definitions proposed by Roas (2014) on the area of fantastic literature and those by Rodrigues (2018), concerning verisimilitude. Then, a historical study of this period will be carried out based on the work of historians such as Evans (2014; 2016), Fest (1976), and Rollemberg (2016). Finally, possible correlations between the Third Reich and episodes that occurred in the literary saga will be pointed out. It was possible to identify that both the literary saga and the historical period studied went through a totalitarian era under the rule of dictators, which stigmatized minorities. There were also groups of resistance in both Harry Potter and Nazi Germany, which also have similarities to each other.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31540
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
harrypotterterceiroreich.pdf797,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons