Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31727
Título: Avaliação da relação entre insatisfação térmica e produtividade em salas de aula universitárias: uma análise de cluster
Título(s) alternativo(s): Evaluating the relationship between thermal dissatisfaction and productivity in university classrooms: a cluster analysis
Autor(es): Bueno, Ana Maria
Orientador(es): Broday, Evandro Eduardo
Palavras-chave: Conforto humano
Temperatura - Efeito fisiológico
Produtividade industrial
Ambiente de sala de aula
Análise por agrupamento
Human comfort
Temperature - Physiological effect
Industrial productivity
Classroom environment
Cluster analysis
Data do documento: 9-Mai-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: BUENO, Ana Maria. Avaliação da relação entre insatisfação térmica e produtividade em salas de aula universitárias: uma análise de cluster. 2023. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.
Resumo: O ambiente térmico é um dos principais fatores que influencia o conforto térmico e a produtividade dos ocupantes no interior das edificações. A relevância do estudo de conforto térmico em edificações de ensino configura o fato de que um ambiente termicamente confortável tende a proporcionar melhores níveis de atenção e concentração, além de que a má qualidade do ambiente interno nas salas de aula pode ser um risco para a saúde e produtividade dos alunos. Ao longo dos anos, pesquisas descreveram a relação entre conforto térmico e produtividade e modelos matemáticos foram estabelecidos na tentativa de prever mudanças na produtividade em função das variações térmicas do ambiente. Nesse contexto esta pesquisa teve como objetivo avaliar a relação entre a insatisfação térmica e a produtividade dos estudantes nas salas de aula universitárias através de uma análise de clusters por métodos hierárquicos e não hierárquicos (k-means). Para determinar a percentagem real de insatisfação (APD1 e APD2) e a produtividade (PROD1 e PROD2) foram adotados dois métodos e obtidos 4 clusters. Por meio do dendrograma constatou-se que as melhores soluções, com maior estabilidade são os clusters 2, 3 e 4. Por meio da análise dos clusters observou-se as relações entre os dois métodos de produtividade utilizados, além de outras variáveis, como a insatisfação térmica, sendo PROD2 a variável mais significativa. Observou-se por meio do teste post-hoc que PROD2 nos clusters 1 e 2 são estatisticamente iguais, com valores médios de 99,99% e 99,97%, respectivamente. Entretanto, para os mesmos clusters, a produtividade autopercebida, PROD1, é estatisticamente diferente, com valores médios de 70,81% e 45,28%, respectivamente. Para a confirmação da eficiência dos clusters, realizouse uma análise discriminante, obtendo-se uma taxa de sucesso de 95,4%. Na comparação dos dois clusters mais populosos, a relação observada foi que se a produtividade autopercebida for a mais elevada, então a insatisfação térmica baseada nos votos de sensação térmica será a mais baixa. Além disso, os resultados sugerem que existe uma relação entre a hora do dia e a produtividade autopercebida. Observou-se uma menor produtividade autopercebida em relação à sensação de frio, enquanto a neutralidade térmica está relacionada com uma maior produtividade autopercebida.
Abstract: The thermal environment is one of the main factors that influence the thermal comfort and productivity of occupants inside buildings. The relevance of the study of thermal comfort in educational buildings is configured by the fact that a thermally comfortable environment tends to provide better levels of attention and concentration, besides the fact that the poor quality of the indoor environment in classrooms can be a risk to the health and productivity of students. Over the years, research has described the relationship between thermal comfort and productivity, and mathematical models have been established to predict changes in productivity as a function of thermal variations in the environment. In this context this research aimed to evaluate the relationship between thermal dissatisfaction and student productivity in university classrooms through a cluster analysis by hierarchical and non-hierarchical methods (k-means). To determine the actual percentage of dissatisfaction (APD1 and APD2) and productivity (PROD1 and PROD2) two methods were adopted and 4 clusters were obtained. Through the dendrogram it was found that the best solutions, with greater stability are clusters 2, 3 and 4. Through the cluster analysis it was observed the relations between the two productivity methods used, besides other variables, such as thermal dissatisfaction, being PROD2 the most significant variable. It was observed through the post-hoc test that PROD2 in clusters 1 and 2 are statistically equal, with average values of 99.99% and 99.97%, respectively. However, for the same clusters, the selfperceived productivity, PROD1, is statistically different, with mean values of 70.81% and 45.28%, respectively. To confirm the efficiency of the clusters, a discriminant analysis was performed, obtaining a success rate of 95.4%. In comparing the two most populous clusters, the relationship observed was that if self-perceived productivity is the highest, then thermal dissatisfaction based on thermal sensation votes will be the lowest. Furthermore, the results suggest that there is a relationship between time of day and self-perceived productivity. Lower self-perceived productivity was observed in relation to cold sensation, while thermal neutrality is related to higher self-perceived productivity.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31727
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
confortotermicoprodutividadecluster.pdf1,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons