Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31796
Título: Desigualdades no acesso digital e educação: alternativas geradas nas escolas públicas durante necessidade de ensino remoto
Título(s) alternativo(s): Inequalities in digital access and education: alternatives generated in public schools during remote education need
Autor(es): Costa, Maíra Fernandes
Orientador(es): Amorim, Mário Lopes
Palavras-chave: Ensino à distância
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Tecnologia da informação - Educação
Professores de ensino de segundo grau - Formação - Paraná
Inclusão digital
Igualdade
Estudantes do ensino médio - Condições sociais
Distance education
COVID-19 Pandemic, 2020-
Information technology - Education
High school teachers - In-service training - Paraná (Brazil)
Digital divide
Equality
High school students - Social conditions
Data do documento: 28-Fev-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: COSTA, Maíra Fernandes. Desigualdades no acesso digital e educação: alternativas geradas nas escolas públicas durante necessidade de ensino remoto. 2023. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: A presente pesquisa propõe analisar o trabalho das professoras e professores de Ensino Médio da rede pública Estadual do Paraná durante a necessidade de Ensino Emergencial Remoto (ERE), devido à pandemia da Covid-19. A pesquisa com caráter teórico-empírico diagnóstico teve como guia a pergunta: como foi a experiência de lecionar para diferentes realidades dos jovens, estando cada um em suas casas? Para isso, buscamos nesta dissertação conhecer o histórico das desigualdades sociais no Brasil, o processo de formação das cidades e os interesses neoliberais envolvidos nas reformas educacionais dos últimos anos. Para pesquisar junto aos professores e professoras, retomamos alguns aspectos sóciohistóricos do Trabalho Docente no Brasil e as características específicas da precarização do Trabalho Docente do Estado do Paraná. Como as soluções vindas da SEED para o ERE envolviam o aumento da presença das TICs nos processos didático-pedagógicos, registramos políticas públicas anteriores à pandemia que visavam aumentar o uso das TICs nas escolas e, devido às desigualdades sociais em nosso país, analisamos aspectos da exclusão digital que parte dos alunos sofrem. Objetivamos com as entrevistas semiestruturadas investigar as especificidades dos procedimentos adotados pelos docentes, consoante às diferentes realidades pesquisadas e registrar as problemáticas vivenciadas no ERE. Entrevistamos oito professoras e professores em 2022, sendo que a metade leciona em um colégio periférico e a outra metade em um colégio de centralidade urbana. Percebemos que o problema central para todos os docentes foi a dificuldade em dialogar com os alunos durante o ERE. Transformando em uma problemática ainda maior no colégio periférico pesquisado, já que a maioria dos alunos não possuíam acesso às TICs, com isso, participavam com atividades impressas e contato mais reduzido com os professores. A conjuntura pós-pandemia exige novas formas de resistência dentro das políticas educacionais, busca por melhorias na carreira dos profissionais da educação e adequação das ferramentas tecnológicas para os contextos escolares.
Abstract: This study proposes to analyze the work done by High School teachers from the public state school system in Paraná during the need to use Remote Emergency Teaching – ERE Covid-19 in light of the Covid-19 pandemic. The study, a theoreticalempirical diagnosis had the following question as a guide: How was the experience of teaching young students in different realities, each one being in their own homes? For this, in this dissertation, we sought to understand the history of social inequities in Brazil, the process of city development, and the neoliberal interests involved in school reforms in the last years. To research alongside the teachers, we went back to the sócio-historical aspects of teaching work in Brazil and the specific characteristics of their precariousness in the state of Paraná. Since the solutions for the ERE came from the State Department for Education – SEED-PR and involved the increased presence of Information and Communication Technologies – TICs in the didacticpedagogical process, we registered public policies prior to the pandemic, which aimed at increasing the use of TICs at schools, and due to social inequalities in our country, we analyzed aspects of digital exclusion that affect part of the students. Our objective with the semi-structured interviews was to investigate the specificity of the procedures adopted by the teachers, taking into consideration the different realities researched, and to register the problematic experiences lived during the ERE. We interviewed eight teachers in 2022, being that half of them worked on the outskirts of the city, while the other half at a downtown school. We realized that the core problem for all of the teachers was in talking to the students during the ERE, turning into a much bigger problem for the schools in the outskirts researched since the majority of students didn’t have access to the TICs, and só participated with printed activities and had restricted communication with their teachers. The post-pandemic situation requires new ways of resistance in educational policies, searches for better careers for education workers, and suiting the technological tools for the schools’ contexts.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31796
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
desigualdadesacessodigitaleducacao.pdf5,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons