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Título: Práticas de gestão do conhecimento orientadas para sistemas de trabalho de alto desempenho: análise em universidades públicas federais
Título(s) alternativo(s): Knowledge management practices focused on high-performance work systems: analysis in federal public universities
Autor(es): Mendes, Ligia
Orientador(es): Zarelli, Paula Regina
Palavras-chave: Capital humano
Gestão do conhecimento
Comunidade e universidade
Universidades e faculdades públicas
Servidores públicos
Serviço público - Administração de pessoal
Human capital
Knowledge management
Community and college
Public universities and colleges
Public officers
Civil service - Personnel management
Data do documento: 23-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MENDES, Ligia. Práticas de gestão do conhecimento orientadas para sistemas de trabalho de alto desempenho: análise em universidades públicas federais. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: A literatura aponta que a competitividade e os resultados das organizações dependem de desenvolver a valorização do capital humano (CH) para impulsionar os resultados. Assim, surge o desenvolvimento e implementação de sistemas de trabalho de alto desempenho (STAD), que envolvem um conjunto de práticas de gestão de recursos humanos (GRH) para melhorar o desempenho dos funcionários, promover sua motivação e um ambiente de trabalho aberto às contribuições. A reconhecida importância das pessoas e principalmente do seu engajamento, torna-se uma fonte de vantagem competitiva sustentada. As políticas e práticas adotadas como STAD, quase sempre envolvem estímulos facilmente aplicáveis às organizações da iniciativa privada. Surge assim a questão que orienta o estudo: as práticas de Gestão do Conhecimento (GC) contribuem no desenvolvimento/construção/formação de STAD na universidade pública? Assim, o objetivo geral da pesquisa é avaliar o impacto das práticas de GC no desenvolvimento de STAD na universidade pública. Para tanto, busca-se relacionar teoricamente os temas GC e STAD; identificar práticas de GC na universidade pública; verificar a CoP como ferramenta para potencializar os STAD na universidade pública. Trata-se de uma pesquisa qualitativa empregando o método de pesquisa bibliográfico e documental. A amostragem foi obtida por meio de pesquisa na página eletrônica de uma universidade pública federal, escolhida devido a sua particularidade de ser formada por 13 campi, solicitando assim a adoção de práticas de GC que contribuam com a gestão das informações institucionais.
Abstract: The literature points out that the competitiveness and results of organizations depend on developing the appreciation of human capital (HC) to boost results. Thus, the development and implementation of high performance work systems (STAD) arise, which involve a set of human resource management (HRM) practices to improve employee performance, promote their motivation and a work environment open to contributions. . The recognized importance of people, and especially their engagement, becomes a source of sustained competitive advantage. The policies and practices adopted as HPWS almost always involve stimuli that are easily applicable to private sector organizations. Thus, the question that guides the study arises: do Knowledge Management (KM) practices contribute the development/construction/training of HPWS in public universities. Thus, the general objective of the research is to evaluate the impact of KM practices on the development of HPWS in the public university. Therefore, we seek to theoretically relate the themes GC and HPWS; identify KM practices in the public university; verify the CoP as a tool to enhance the STAD in the public university. This is qualitative research using the bibliographic and documentary research method. The sampling was obtained through a search on the website of a federal public university, chosen due to its particularity of being formed by 13 campuses, thus requesting the adoption of KM practices that contribute to the management of institutional information.
Descrição: Acompanha produção técnica: Práticas de gestão do conhecimento orientadas para sistemas de trabalho de alto desempenho em universidades públicas federais
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32012
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