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Título: Descentralização territorial da educação profissional e tecnológica no Paraná: determinante de desenvolvimento local?
Título(s) alternativo(s): Territorial descentralization of vocational and technological education in Paraná: determining local development?
Autor(es): Beloni, Belmiro Marcos
Orientador(es): Alves Costa, Pierre
Palavras-chave: Geografia
Escolas - Descentralização
Desenvolvimento econômico - Aspectos sociais
Geography
Schools - Decentralization
Economic development - Social aspects
Data do documento: 14-Mar-2014
Editor: Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: BELONI, Belmiro Marcos. Descentralização territorial da educação profissional e tecnológica no Paraná: determinante de desenvolvimento local? 2014. 194 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem como propósito realizar um estudo geoeconômico e político da relação entre o desenvolvimento econômico e a interiorização da educação profissional e tecnológica, institucionalizada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. A questão norteadora é: Por que educação profissional e tecnológica? Por que e como a interiorização do Centro Federal de Educação Tecnológica - CEFET-PR se deu nessas cidades? A universidade tecnológica em seu percurso centenário desenvolveu sistematicamente durante grande parte de sua história uma educação pragmática e utilitária submetida às demandas da transformação produtiva, como responsável pelo ensino técnico. A diferenciação institucional, primeiramente como instituição multicâmpus e posteriormente como universidade especializada proporcionaram avanço, com a manutenção das bases anteriores. O afunilamento das políticas educacionais rumo à espacialização das universidades federais via Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI, faz da UTFPR precedente no processo, justificando a necessidade da análise das diferentes repercussões na implementação das unidades descentralizadas em cidades do interior do Paraná, especialmente enquanto vetor de desenvolvimento local/regional, diversificação econômica e empregabilidade.
Abstract: This paper aims to conduct a geo-economic and political study of the relationship between economic development and internalization of vocational and technological education in institutionalized Federal Technological University of Paraná - UTFPR. The guiding question is: Why vocational and technological education? Why and how the internalization of Federal Center of Technological Education - CEFET-PR occurred in these cities? A technological university in its centenary route developed systematically during much of its history, a subject pragmatic and utilitarian education demands of productive transformation, responsible for technical education. The institutional differentiation, first as multicampus institution and subsequently as a specialized university advancement provided with the maintenance of the previous bases. The bottleneck of educational policies towards spatialization of federal universities via Plan of Reorganization and Expansion of Federal Universities - REUNI, makes the previous UTFPR in the process, justifying the need analysis of the different effects in the implementation of the decentralized units in the inner cities of Paraná, especially as vector of local/regional development , diversification economic and employability.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3206
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