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Título: Novas tecnologias de informação e comunicação nos processos formativos do curso de formação de docentes do Colégio Estadual de Pato Branco Pr
Título(s) alternativo(s): New information and communication technologies in the training processes of the teacher training course of the State School of Pato Branco Pr
Autor(es): Kühl, Marcelo Guilherme
Orientador(es): Pontarolo, Edilson
Palavras-chave: Professores - Formação
Prática de ensino
Ensino - Metodologia
Tecnologia educacional
Tecnologia da informação
Teachers, Training of
Student teaching
Teaching - Methodology
Educational technology
Information technology
Data do documento: 29-Ago-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: KÜHL, Marcelo Guilherme. Novas tecnologias de informação e comunicação nos processos formativos do curso de formação de docentes do Colégio Estadual de Pato Branco PR. 2023. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
Resumo: Esta pesquisa buscou, à luz do conceito de educação reflexiva, investigar os processos formativos relativos à apropriação e uso de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação pelos professores e educandos do 4º ano do Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, na modalidade Normal, em nível Médio, do Colégio Estadual de Pato Branco no Paraná. A pesquisa tem aporte teórico em educação reflexiva, nos autores John Dewey, Donald Schön, José Carlos Libâneo, António Sampaio da Nóvoa, José Gimeno Sacristán, Lee Shulman e Paulo Freire, bem como aqueles que problematizam o uso das NTIC no contexto escolar como Sidney Leavitt Pressey, Burrhus Frederic Skinner, Seymour A. Papert, Vani Moreira Kenski e José Manuel Moran, e da cibercultura como Pierre Lévy. A pesquisa caracterizou-se como exploratória, de abordagem qualitativa por amostragem intencional, tendo como participantes educadores, educandos e gestores educacionais. A etapa de campo, ocorreu no 1º trimestre de 2023, empregou coleta de dados por meio de questionário e entrevista por inferência de grupo focal. Além deste instrumento de coleta de dados, foi análise dos documentos norteadores do curso. Os dados obtidos foram analisados por uso da técnica da Análise de Conteúdo, auxiliado pela ferramenta Atlas.ti, os quais revelaram que quanto aos caminhos percorridos pela educação em relação à inclusão da tecnologia nas documentações oficiais do curso, houveram oportunidades de participação dos professores, mas o processo foi lento, não se vislumbrando sequer uma reflexão da possibilidade da inclusão de uma disciplina envolvendo a NTIC. Quanto às deduções da análise do Grupo Focal junto aos educandos, ficou evidenciado que a apropriação da NTIC foi rasa, superficial e inconsistente; assim como notório a conclamação, a urgência de uma disciplina afim com a NTIC inserida no curso de Formação de Docentes. Concluímos que a educação vive um grande conflito; existe a consciência da importância das tecnologias, no entanto fica evidente a falta de recursos e a necessidade de intensificar a formação continuada nesta área.
Abstract: This research sought, in the light of the concept of reflective education, to investigate the formative processes related to the appropriation and use of New Information and Communication Technologies by teachers and students of the Teacher Training Course for Early Childhood Education and the initial years of Elementary School, in the Vocational modality, at high school level, at the College of Pato Branco in Paraná State. The research has theoretical support in reflective education, in the authors John Dewey, Donald Schön, José Carlos Libâneo, António Sampaio da Nóvoa, José Gimeno Sacristán, Lee Shulman and Paulo Freire, as well as those who problematize the use of NTIC in the school context as Sidney Leavitt Pressey, Burrhus Frederic Skinner, Seymour A. Papert, Vani Moreira Kenski and José Manuel Moran, and cyberculture as Pierre Lévy. The research was characterized as exploratory, of qualitative approach by intentional sampling, having teachers, students and educational managers as participants. The field stage, which took place in the 1st quarter of 2023, employed data collection through classes and interviews through focus group inference. In addition to this data collection instrument, the course's guiding documents were analyzed. The data obtained were analyzed using the Content Analysis technique, aided by the Atlas.ti tool, which revealed that regarding the paths taken by education in relation to the inclusion of technology in the official course documentation, there were opportunities for professors to participate, but the process was slow, not even a glimmer of a reflection on the possibility of including a discipline involving NICT is envisaged. As for the deductions from the analysis of the Focus Group with the students, it was evident that the appropriation of the NICT was shallow, superficial, and inconsistent, as well as notorious the prompting, the urgency of a discipline similar to the NICT inserted in the Teacher Training course. We conclude that education is experiencing a great conflict; there is awareness of the importance of technology, however, the lack of resources and the need to intensify continuing education in this area is evident.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32366
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