Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32414
Título: A forma/ação de professores ao aprender-ensinar matemática
Título(s) alternativo(s): The form/action of teachers when learning-teaching mathematics
Autor(es): Orlowski, Nelem
Orientador(es): Mocrosky, Luciane Ferreira
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Fenomenologia
Professores - Formação
Professores de matemática - Educação (Educação permanente)
Mathematics - Study and teaching
Phenomenology
Teachers, Training of
Mathematics teachers - Education (Continuing education)
Data do documento: 23-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ORLOWSKI, Nelem. A forma/ação de professores ao aprender-ensinar matemática. 2023. Tese (Doutorado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar a formação continuada de professores que ensinam Matemática em uma perspectiva filosófico-fenomenológica. No contexto da Educação Matemática, pautada na presença virtual entre pares, o estudo foi guiado pela interrogação: “O que é isto, a forma/ação de professores ao aprender-ensinar matemática?”. Em um primeiro movimento foi realizado uma leitura interpretativacompreensiva dos Anais de edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), com objetivo de destacar compreensões históricas da formação de professores. Para a constituição dos dados foi realizado um curso de extensão universitária, em 2019, com professores atuantes no ensino de Matemática em redes públicas de educação, na plataforma Moodle da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Curitiba), tendo como tema central o ensino de frações. A metodologia assumida foi a da pesquisa qualitativa fenomenológica, explicitando-se o proceder investigativo em busca do sentido do fenômeno estudado: “forma/ação-deprofessores-que-aprendem-ensinam-matemática”. O percurso analítico-interpretativo empreendido revelou-se na tematização de duas categorias abertas: mathema e poíesis, e de sua articulação com o dialogar endereçado à prática pedagógica originou-se o Caderno Pedagógico “Professores em forma/ação” como o produto educacional. Concluiu-se compreendendo a forma/ação de professores que aprendem-ensinam Matemática como movimento que tende a ser, que vai se constituindo no entrelaçamento do processo criador e criativo de acolhimento das atualizações de sentidos produzidos, refletidos, expressados e compartilhados entre os professores (poíesis) e a busca de modos pelos quais aprender-ensinar Matemática (mathema) desdobra-se em possibilidades formativas às pessoas. Também no entrelaçar das categorias abertas mathema e poíesis, a elaboração do produto educacional possibilitou articular aspectos da filosofia fenomenológica à Educação Matemática, clarificando um breve aceno às futuras pesquisas sobre a formação de professores na Educação Matemática na perspectiva de um pensar fenomenológico: abrir possibilidades para o desenvolvimento e investigação de processos permanentes de elucidação de vivências pedagógicas ao aprender-ensinar Matemática com o outro.
Abstract: This research aims to investigate the continuing education of teachers who teach mathematics from a philosophical-phenomenological perspective. In the context of Mathematics Education, based on the virtual presence among peers, the study was guided by the question: “What is this, the form/action of teachers when learningteaching mathematics?”. In a first step, an interpretive-comprehensive reading of the Annals of editions of the National Meeting of Mathematics Education (ENEM) was carried out, with the aim of highlighting historical understandings of teacher training. For the constitution of the data, a university extension course was carried out in 2019 with teachers working in public education networks, with the teaching of mathematics, on the Moodle platform of the Federal Technological University of Paraná UTFPR/Curitiba, with the central theme of the teaching of fractions. The adopted methodology was the Phenomenological Qualitative Research, explaining the investigative procedure in search of the meaning of the studied phenomenon: form/action-of-teachers-who-learn-teach-mathematics”. The analytical-interpretive journey undertaken, revealed itself in the thematization of two open categories: mathema and poíesis, and from their articulation with the dialogue addressed to the pedagogical practice, the educational product in the form of an ebook “Professores em forma/ação” was originated. It concluded by understanding the form/action of teachers who learn-teach mathematics as a movement that tends to be, which is constituted in the intertwining of the creative and creative process of welcoming the updates of meanings produced, reflected, expressed and shared among teachers (poíesis), and the search for ways in which learning-teaching mathematics (mathema) unfolds in training possibilities for people. Also, in the interweaving of the mathema and poíesis open categories, the elaboration of the ebook of the educational product made it possible to articulate aspects of phenomenological philosophy with Mathematics Education, clarifying a brief nod to future research on teacher training in Mathematics Education from the perspective of a phenomenological thinking: open possibilities for the development and investigation of permanent processes of elucidation of pedagogical experiences when learning-teaching mathematics with the other.
Descrição: Acompanha: Professores em forma/ação
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32414
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
formacaoprofessoresmatematicafenomenologia.pdf12,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
formacaoprofessoresmatematicafenomenologia_produto.pdf41,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons