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dc.creatorMoreno, Bruno Tebecherani-
dc.date.accessioned2023-09-27T18:54:10Z-
dc.date.available2023-09-27T18:54:10Z-
dc.date.issued2023-08-15-
dc.identifier.citationMORENO, Bruno Tebecherani. Avaliação por simulação do impacto de "cruising for parking" no tráfego urbano de Curitiba. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32530-
dc.description.abstractRecently, the term smart city has received attention from different research groups. In Computing, information and communication technologies have been used to evaluate various aspects of city life. Particularly, smart mobility seeks to implement actions to offer better commuting services in the city using data from the urban environment. Cruising for parking is a phenomenon caused by the search for parking spaces in urban areas. Studies in the literature show that this phenomenon varies throughout the day and corresponds to about 13% to 20% of a city’s traffic. This master’s thesis evaluates the effects of cruising for parking on urban traffic in Curitiba by simulation. A simulation model is developed in the commercial traffic simulation package PTV VISSIM, including a proposed parking algorithm. The Institute of Research and Urban Planning of Curitiba (IPPUC) previously conceived part of this model. The results show impacts on trip delay, average speed, and number of vehicle stops for different scenarios characterized by the number of vehicles looking for parking in relation to the normal flow of vehicles. Public managers can use these results in the planning of parking spaces of urban areas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectTráfego urbanopt_BR
dc.subjectCidades inteligentespt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectTrânsito - Fluxo - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectSimulação (Computadores)pt_BR
dc.subjectEstacionamento de automóveispt_BR
dc.subjectPlanejamento urbano - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectCity trafficpt_BR
dc.subjectSmart citiespt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectTraffic flow - Curitiba (Brazil)pt_BR
dc.subjectComputer simulationpt_BR
dc.subjectAutomobile parkingpt_BR
dc.subjectCity planning - Curitiba (Brazil)pt_BR
dc.titleAvaliação por simulação do impacto de “cruising for parking” no tráfego urbano de Curitibapt_BR
dc.title.alternativeEvaluating the impact of cruising for parking on curitiba urban traffic by simulationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoRecentemente, o termo “smart city” tem recebido atenção de grupos de pesquisa de diferentes áreas. Na Computação, as tecnologias de informação e comunicação têm sido usadas para avaliar diferentes aspectos da vida nas cidades. Particularmente, a mobilidade inteligente procura implementar ações para oferecer melhores serviços de deslocamento na cidade usando dados do ambiente urbano. O “cruising for parking” é um fenômeno causado pela procura de vagas de estacionamento em áreas urbanas. Trabalhos da literatura mostram que esse fenômeno varia ao longo do dia e corresponde a cerca de 13% a 20% do tráfego de uma cidade. Esta dissertação de mestrado avalia por simulação os efeitos de “cruising for parking” no tráfego urbano de Curitiba. Para tanto, um modelo de simulação é desenvolvido no pacote comercial de simulação de tráfego PTV VISSIM, incluindo um algoritmo proposto de procura por vagas. Parte deste modelo foi concebido preliminarmente pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). Os resultados mostram impactos no atraso de viagem, velocidade média e número de paradas dos veículos para diferentes cenários caracterizados pelo número de veículos que procuram por vagas em relação ao fluxo normal de veículos. Estes resultados podem ser utilizados por gestores públicos no planejamento de vagas de estacionamento na área urbana.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-2618-5766pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9986248386390924pt_BR
dc.contributor.advisor1Lüders, Ricardo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6483-4694pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5158617067991861pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Keiko Verônica Ono-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4685-299Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8827013568855482pt_BR
dc.contributor.referee2Lüders, Ricardo-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6483-4694pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5158617067991861pt_BR
dc.contributor.referee3Silveira, Semida-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7123-1824pt_BR
dc.contributor.referee3Lattes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrialpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia Elétricapt_BR
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