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Título: A Produção de texto na Plataforma Redação Paraná: um estudo comparativo com a produção de texto manuscrita
Título(s) alternativo(s): Text production in the Redação Paraná Plataform: a comparative study with handwritting text production
Autor(es): Zorzo, Angela Maria
Orientador(es): Gritti, Letícia Lemos
Palavras-chave: Escrita - Estudo e ensino
Textos
Letramento digital
Redação acadêmica
Writing - Study and teaching
Texts
Computer literacy
Academic writing
Data do documento: 27-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: ZORZO, Angela Maria. A produção de texto na Plataforma Redação Paraná: um estudo comparativo com a produção de texto manuscrita. 2023. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo a plataforma Redação Paraná, a escrita digital de produção de texto implantada na rede estadual de educação do Paraná, em 2021, uma nova forma de escrever textos na escola. A problemática dessa pesquisa qualitativa é investigar se a plataforma contribui para a produção de texto no componente curricular de Língua Portuguesa, a partir da comparação de textos manuscritos produzidos na esfera escolar com textos escritos na plataforma, com intuito de analisar se há diferença na escrita dos alunos ao escreverem um texto do mesmo gênero, o artigo de opinião, porém de forma diferente. Para a elaboração da fundamentação teórica, nos amparamos inicialmente na teoria dos gêneros do discurso, de Bakhtin (2003[1979]), em que o autor define os gêneros do discurso como enunciados relativamente estáveis, construídos a partir três elementos indissociáveis: o conteúdo temático, a estrutura composicional e o estilo. Para complementar e fazer as avaliações dos textos, nos ancoramos nas teorias da Linguística Textual, em que o texto é o objeto de estudo, a partir dos conceitos de Koch (2022, 2021), e na teoria dos multiletramentos de Rojo, (2013, 2015), que considera relevante olharmos para as novas formas de produção, configuração e circulação dos textos. Apresentamos, também o gênero artigo de opinião, (FIORIN, 2020) (RODRIGUEZ, 2007), gênero selecionado para a produção dos textos e, os conceitos de avaliação por rubricas de Fernandes (2021). Para a coleta de dados, os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos na escola, com a mesma turma (1º ano do Ensino Médio). Os alunos realizaram primeiramente a proposta na plataforma, em seguida, a proposta manuscrita. Para ambas as produções, os discentes receberam as mesmas orientações. A análise de dados foi realizada a partir da proposta de correção por rubricas disponíveis na plataforma Redação Paraná. Delimitamos como nosso objetivo de pesquisa verificar como a plataforma Redação Paraná pode contribuir no componente de Língua Portuguesa. Os resultados mostram, a partir das análises realizadas, comparando um texto escrito pelos alunos na plataforma com outro produzido de forma manuscrita que, mesmo estando ainda em construção, (pois desde sua implantação sofreu alterações), a plataforma contribui para a escrita do aluno, principalmente no critério avaliado pela plataforma, em que o aluno tem a possibilidade de corrigir desvios da linguagem como ortografia, pontuação, marcas da oralidade, sintaxe e semântica. Entretanto, elencamos a necessidade de o aluno compreender o seu funcionamento, e do professor, buscar novos conhecimentos para a produção de texto no contexto digital. Esperamos que esta pesquisa possa contribuir com o trabalho prescrito ao professor, com uso da plataforma na produção texto na esfera escolar, e também, com outros estudos semelhantes.
Abstract: This research has os its study object the plataform called Redação Paraná, the digital writting of text production that was implanted on Paraná’s state education network, in 2021, a new way to writing texts on school. The research problem of this quantitative research is to investigate if the plataform contributed to text production in the curriculum component to Portuguese Language with the main goal of comparing digital writing texts to handwriting ones, aiming to analyze if there is any diferences on the students writing when producing texts in the same speech genre, the opinion article, but on different platforms. As to the formulation of the theoretical foundation we first shelter ourselves on the speech genres theory, by Bakhtin (2003[1979]), where the author defines speech genres as types of relatively stable discourses, built from three inseparable elements: thematic content, composicional structure and writing style. To complemente and evaluate the texts, we also relied on Text Linguistics Theory, in which text is the main study object, beginning with the concepts of Koch (2022, 2021) and on the Multiliteracies Theory, by Rojo (2013, 2015) that find it relevant to look at the new production ways, settings and texts circulation. We also brought to our theoretical foundation, the opinion article genre, (FIORIN, 2020), (RODRIGUEZ, 2007), the selected genre to the texts production, and rubric assessment concepts, by Fernandes (2021). To data gathering, the methodological procedures were developed in school, with the same class (1° year of High School). The students first did the proposal on the plataform and next the handwritten one. For both textual productions the students were given the same instructions. The data analysis was performed begginig from the rubrics corrective feedback, available in the Redação Paraná plataform. It was delimited as our research goal to verify how the plataform Redação Paraná could contibuted to Portuguese Language component. Results show, from the analysis that were made, by comparing one text produced on the plataform with one that was handwritten by the students, that even still being under construction (given that since its implantation the plataform went through some changes), the plataform contributes to the students writting, mainly if looking at the criterion evaluated by the plataforma, Where the student has the possibility of correcting language mistakes such as spelling, punctuation, orality marks, syntax and semantics. However, it is necessary to remember the necessity of the student understand its functioning and the need of the teacher search for new knowledge into the digital context production. We hope that this research can help with the prescribed teacher work, with the plataforma use for text production in school and, furthermore, with others similar studies.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32797
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