Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32803
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaz, Daiane Padula-
dc.date.accessioned2023-11-06T11:39:24Z-
dc.date.available2023-11-06T11:39:24Z-
dc.date.issued2023-09-13-
dc.identifier.citationPAZ, Daiane Padula. Entre-nós: a urdidura da identidade profissional e da competência digital docente. 2023. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32803-
dc.description.abstractAffiliated with the understanding that the professional identity and the digital competence of educators are being built through the social interactions and experiences that the teachers have throughout their life, this study was designed with the main goal of characterizing different aspects that overlap and that can affect in the professional identity and digital competence of educators throughout their life trajectory. Methodologically circumscribed as biographical narrative research, it resorts to teachers' life stories as a way of approaching their experiences and concerns in three interrelated dimensions: Professional identity: Rebuilding the path to teaching; Being a teacher nowadays: demands and crisis; Digital competence of educators: self-perception. From an educational and social point of view, this research is justified by the relevance and contemporaneity of its theme since teachers are agents of great importance in society and that their perception, anxieties, and concerns related to the Digital Information and Communication Technologies that affect their praxis must be taken to the agenda in studies of a scientific nature. In addition, it represents an opportunity to listen and understand the changes related to the digitalization of education experienced by teachers and the ways in which they have adapted to the challenges of the profession nowadays. The approximations made between the mobilized theoretical framework and the reports allowed clarifying aspects of their pedagogical work that affect their professional identity and digital competence. Among the contributions made it is the intention of a holistic view that values narratives, the historical and the singular as means of knowing and sharing experiential knowledge in favor of new ways of thinking and doing Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectFormação profissionalpt_BR
dc.subjectCompetências essenciaispt_BR
dc.subjectInternet na educaçãopt_BR
dc.subjectEducação baseada na competênciapt_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectOccupational trainingpt_BR
dc.subjectCore competenciespt_BR
dc.subjectInternet in educationpt_BR
dc.subjectCompetency based educationpt_BR
dc.subjectComputer literacypt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.titleEntre-nós: a urdidura da identidade profissional e da competência digital docentept_BR
dc.title.alternativeAmong us: the warp of professional identity and teaching digital competencept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.description.resumoAfiliado ao entendimento de que a identidade profissional e a competência digital docente vão sendo construídas através das interações sociais e vivências que tem o professor ao longo de sua vida foi delineado este estudo que tem por objetivo central caracterizar diferentes aspectos que se imbricam e que podem incidir na identidade profissional e na competência digital do docente ao longo de sua trajetória de vida. Circunscrita metodologicamente como pesquisa biográfico-narrativa recorre a histórias de vida de docentes como forma de aproximar-se de suas experiências e inquietudes sob três dimensões que se inter-relacionam: A identidade profissional: Reconstruindo o caminho para a docência; Ser docente na atualidade: demandas e crise; e Competência digital docente: autopercepção„o. Do ponto de vista educacional e social, essa pesquisa justifica-se pela relevância e atualidade de sua temática, uma vez que o docente È agente de grande importância na sociedade e que sua percepção, anseios e inquietudes relacionados ‡ Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação que tangem sua práxis devem ser levados ‡ pauta em estudos de natureza científica. Além disso, representa uma oportunidade para ouvir e compreender as mudanças relacionadas digitalização„o do ensino vivenciadas pelos docentes e as formas como têm se adaptado aos desafios da profissão na atualidade. As aproximações realizadas entre o arcabouço teórico mobilizado e os relatos permitiram esclarecer aspectos do seu fazer pedagógico que afetam sua identidade profissional e sua competência digital. Entre as contribuições trazidas está intenção de uma visão holística que dá valor as narrativas, ao histórico e ao singular como meio de conhecer e partilhar saberes experiências em prol de novos modos de pensar e fazer a Educação.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-2658-9426pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8623418812641501pt_BR
dc.contributor.advisor1Pontarolo, Edilson-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6382-6403pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0637811527251299pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Peloso, Franciele Clara-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9647-001Xpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7772233403286491pt_BR
dc.contributor.referee1Pontarolo, Edilson-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0637811527251299pt_BR
dc.contributor.referee2Pezarico, Giovanna-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2031390761559720pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Maria da Conceição Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1211086958973406pt_BR
dc.contributor.referee4Recio, Rosa Maria Vazquez-
dc.contributor.referee4Latteshttps://orcid.org/0000-0001-6595-177Xpt_BR
dc.contributor.referee5Nunes, Suzana Gilioli da Costa-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-3173-2998pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/0463372631179918pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL::FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO URBANO E REGIONALpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
competenciadigitaldocente.pdf5,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons