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Título: Carta pessoal: do diálogo ao monólogo como meio de expressão, reflexão, enfrentamento dos medos e humanização
Autor(es): Bortolin, Rogério Nascimento
Catelão, Evandro de Melo
Santos, Givan José Ferreira dos
Palavras-chave: Textos - Gênero
Cartas
Expressão
Reflexão (Filosofia)
Texts - Gender
Letters
Expression
Reflection (Philosophy)
Data do documento: 25-Dez-2017
Câmpus: Londrina
Citação: BORTOLIN, Rogério Nascimento; CATELÃO, Evandro de Melo; SANTOS, Givan José Ferreira dos. Carta pessoal: do diálogo ao monólogo como meio de expressão, reflexão, enfrentamento dos medos e humanização. PERcursos Linguísticos, Vitória, v. 7, n. 17, p. 121-132, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/17342. Acesso em: 8 nov. 2023.
Resumo: O trabalho com os gêneros textuais é uma prática bem vista em sala de aula, haja vista as possibilidades dos caminhos que se podem trilhar. O gênero carta pessoal foi o escolhido para o desenvolvimento de uma oficina de produção de texto que culminou na escrita deste artigo. A novidade, porém, foi a abordagem “desconstruída” e inovadora que foi dada a tal trabalho. Os objetivos eram quebrar a característica dialógica desse gênero, transformando-a em um monólogo e de levar os alunos a se expressarem, refletirem, enfrentarem os seus medos e caminhar assim em direção à humanização. As produções e interpretações dos comandos para escrever cartas para os heróis, vilões e para o “eu” do futuro foram os disparadores da oficina, que obteve resultados além dos esperados e que podem ser comprovados nas análises de três cartas escolhidas.
Abstract: Working with textual genres is a well seen practice inside the classroom, considering the possibilities of paths that can be trodden. The personal letter genre was chosen to develop a writing workshop that ended in this paper. The novelty, though, was the innovative and “deconstructed” approach that wa sgiven to the practice. The project aimed to break the dialogical characteristics of this genre, transforming it in a monologue and lead the students to express, reflect, and confront their fears, so go toward the humanization. The productions and the interpretation of the commands to write letters to their heroes, villains and to the “I” from the future were the trigger of the workshop that obtained results beyond from the expected and that can be proved on the analysis of three chosen letters.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32830
ISSN: 2236-2592
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