Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32850
Título: Narrativas de docentes sobre inclusão nas aulas de Matemática durante a pandemia
Título(s) alternativo(s): Teachers' narratives about inclusion in mathematics classes during the pandemic
Autor(es): Cruz, Isabella Shiraiwa
Orientador(es): Gonçalez, Mirian Maria Andrade
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Matemática - Educação
Educação inclusiva
Educação especial
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Emergências - Administração
História oral - Metodologia
Mathematics - Study and teaching
Mathematics - Education
Inclusive education
Special education
COVID-19 Pandemic, 2020-
Emergencies - Administration
Oral history - Methodology
Data do documento: 25-Ago-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CRUZ, Isabella Shiraiwa. Narrativas de docentes sobre inclusão nas aulas de matemática durante a pandemia. 2023. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar como os professores de Matemática da rede estadual de educação básica do Paraná, sobretudo os atuantes em Curitiba, realizaram a mobilização para se adaptar às novas condições de trabalho no ensino remoto, considerando as necessidades educacionais presentes nas turmas. Para isso, foram realizadas entrevistas, orientadas pela metodologia de História Oral (HO), com cinco professoras de Matemática atuantes no período pandêmico. A partir das entrevistas elaborou-se narrativas que, por meio de uma análise narrativa de narrativas, obteve-se como resultado uma nova narrativa, na qual se abordou os encontros e desencontros entre as vivências que as professoras colaboradoras compartilharam, além das percepções teóricas sobre os relatos de como ocorreu o movimento em dar continuidade ao processo de ensino e de aprendizagem durante o ensino remoto emergencial. Esta pesquisa evidenciou a necessidade de continuar discutindo os modos que ocorrem no processo de inclusão dos estudantes com necessidades educacionais especiais no ambiente escolar. Além disso, por se tratar de uma pesquisa desenvolvida em um Mestrado Profissional, apresenta-se como Produto Educacional (PE) essa análise narrativa de narrativas como mais um espaço, no qual busca-se alcançar e instigar, em especial, professores atuantes na educação básica de ensino para continuar as discussões e a caminhada, na tentativa de fazer do ambiente escolar um ambiente acolhedor e inclusivo.
Abstract: The present work focuses on investigating how Mathematics teachers from the state basic education network of Paraná, especially those working in Curitiba, mobilized to adapt to the new working conditions in remote teaching, considering the educational needs present in the classes. For this, we conducted interviews, parameterized by the Oral History (HO) methodology, with five Mathematics teachers working during the pandemic period. Based on the interviews, we elaborated narratives that, through a narrative analysis of narratives, resulted in a new narrative, in which we addressed the encounters and disagreements between the experiences that the collaborating teachers shared with us, in addition to our theoretical perceptions about the reports of how the movement occurred to continue the teaching and learning process during emergency remote teaching. This research highlighted the need to continue discussing the ways in which the process of inclusion of students with special educational needs occurs in the environment. In addition, as it is a research developed in a Master’s Degree, we present as an Educational Product (EP) our narrative analysis of narratives as another space, in which we seek to reach and instigate, in particular, teachers working in basic education to that we continue the discussions and the walk in the attempt to make the school environment a welcoming and inclusive environment.
Descrição: Acompanha: O soprar do dente de leão: fragmentos sobre inclusão nas aulas de matemática na pandemia
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32850
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
narrativasinclusaomatematicapandemia.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
narrativasinclusaomatematicapandemia_produto.pdf659,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons