Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32912
Título: Ensino de Física no ensino médio por meio de jogos: possibilidades nas salas de recursos multifuncionais
Título(s) alternativo(s): Physics teaching in high school through games: possibilities in multifunctional resources rooms
Autor(es): Campos, Erick da Silva
Orientador(es): Martins, Alisson Antonio
Palavras-chave: Ensino - Meios auxiliares
Física - Estudo e ensino
Jogos educativos
Educação especial
Estudantes com deficiência - Estudo e ensino - Recursos audiovisuais
Jogos eletrônicos
Teaching - Aids and devices
Physics - Study and teaching
Educational games
Special education
Students with disabilities - Study and teaching - Audio-visual aids
Electronic games
Data do documento: 16-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CAMPOS, Erick da Silva. Ensino de Física no ensino médio por meio de jogos: possibilidades nas salas de recursos multifuncionais. 2022. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: No atual processo de ensino-aprendizagem que perpassa o Ensino Fundamental ao Ensino Superior, os educadores, muitas vezes, apresentam dificuldades em despertar o interesse de seus alunos, pois, os métodos tradicionais de ensino estão cada vez menos atraentes para os estudantes. Os mais importantes periódicos de publicação de artigos de Física no Brasil têm publicado poucos artigos sobre a temática em torno do jogo de Física e seus resultados com alunos da Educação Especial, revelando uma lacuna de conhecimentos. Neste contexto, o objetivo geral foi investigar as possíveis contribuições do uso da sala de recursos e da ludicidade como recurso pedagógico no ensino de Física. Deste modo, a presente pesquisa consiste em um estudo de caso, que tem como participantes professores de física e da SRM (Sala de recursos multifuncionais) pertencentes ao Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranaguá, Paraná. Foram aplicados questionários junto aos(às) professores(as) de física e da SRM com questões sobre o desenvolvimento do seu trabalho didático-pedagógico, e foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de física e da SRM pertencentes à cidade de Paranaguá. Os resultados da pesquisa mostraram que os professores(as) de física e os professores(as) que atuam na sala de recursos multifuncional nos colégios que pertencem ao NRE de Paranaguá, veem como positiva a utilização de jogos educacionais de ensino de física em suas práticas em sala de aula, alguns, inclusive, trabalham ou já trabalharam com algum jogo em suas aulas. Muitos desses professores(as) não possuem formação específica em relação à utilização jogos educacionais e eles estariam dispostos a realizar tal formação, porém, um dos empecilhos tem sido a questão de tempo, super lotação das turmas as quais lecionam ,a questão também que com a reforma do ensino médio a secretaria do estado apresentou metas a serem cumpridas e com isso toda a questão de ensino e aprendizagem vem sendo prejudicada , com todos esses fatores citados a utilização do jogos educacionais como uma metodologia alternativa se torna mais complicada porém não impossível. Além da pesquisa que foi desenvolvida também foi elaborado um ebook, onde é abordado a importância dos jogos educacionais no ensino de física, como a utilização dos jogos pode acrescentar nas práticas dos professores(as) de física bem como os professores(as) que atuam na sala de recursos multifuncional.
Abstract: In the current teaching-learning process that runs through Elementary Education to Higher Education, educators often have difficulties in arousing the interest of their students, as traditional teaching methods are less and less attractive to students. The most important journals that publish Physics articles in Brazil have published few articles on the subject around the Physics game and its results with Special Education students, revealing a knowledge gap. In this context, the general objective was to investigate the possible contributions of using the resource room and playfulness as a pedagogical resource in the teaching of Physics. In this way, the present research consists of a case study, which has as participants teachers of physics and the SRM (Multifunctional Resource Room) belonging to the Regional Education Center (NRE) of Paranaguá, Paraná. Questionnaires were applied to physics and SRM teachers with questions about the development of their didactic-pedagogical work, and semistructured interviews were conducted with physics and SRM teachers from the city of Paranaguá. The results of the research showed that the physics teachers and the teachers who work in the multifunctional resource room in the schools that belong to the NRE of Paranaguá, see the use of educational physics teaching games in their practices as positive. In the classroom, some even work or have already worked with a game in their classes. Many of these teachers do not have specific training in relation to the use of educational games and they would be willing to carry out such training, however, one of the obstacles has been the issue of time, overcrowding of the classes they teach, the issue also that with the reform of secondary education the secretary of state presented goals to be met and with that the whole issue of teaching and learning has been impaired, with all these factors cited the use of educational games as an alternative methodology becomes more complicated but not impossible. In addition to the research that was developed, an ebook was also prepared, where the importance of educational games in physics teaching is addressed, how the use of games can add to the practices of physics teachers as well as teachers who work in the multifunctional resource room.
Descrição: Acompanha: Manual de jogos educacionais de ensino de física, pensando na inclusão do amanhã
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32912
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinofisicarecursosmultifuncionais.pdf2,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ensinofisicarecursosmultifuncionais_produto.pdf7,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons