Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32945
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKrueger, Andrea Greca-
dc.date.accessioned2023-11-27T21:34:06Z-
dc.date.available2023-11-27T21:34:06Z-
dc.date.issued2023-10-04-
dc.identifier.citationKRUEGER, Andrea Greca. A caça ao cool: uma investigação dos caminhos metodológicos trilhados por profissionais que pesquisam tendências para organizações. 2023. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32945-
dc.description.abstractThis study investigates the methods used by professionals who research trends for organizations and their perceptions about coolhunting, today. Trend research, initially confused with coolhunting, became popular at the organizational level in the late 1990s as a strategic tool that identifies sociocultural changes and emerging patterns to obtain commercial benefits. Despite recent academic efforts, the lack of formal methodologies persists. Through interviews with researchers who work for organizations, a process of three complementary stages was revealed: (i) initial steps, of understanding the problem and exploring the context, (ii) intermediate steps, for data analysis and validation, and (iii) final steps, translating and transforming information into products or services. The results were compared to the model proposed by Gomes et al. (2021b), highlighting practical similarities and theoretical differences. Finally, it was found that, although respondents consider coolhunting outdated, they use it to seek innovations at the beginning of their projects. Data analyses were based on content analysis principles proposed by Bardin (1977, 2021), in association with the software ATLAS.ti. This dissertation contributes to the updating and evolution of trend research methods and their practical applications in the organizational context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectSociologia organizacionalpt_BR
dc.subjectComportamento organizacionalpt_BR
dc.subjectDifusão de inovaçõespt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdo (Comunicação)pt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectConsumidores - Preferênciapt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectOrganizational sociologypt_BR
dc.subjectOrganizational behaviorpt_BR
dc.subjectDiffusion of innovationspt_BR
dc.subjectContent analysis (Communication)pt_BR
dc.subjectStrategic planningpt_BR
dc.subjectConsumers' preferencespt_BR
dc.titleA caça ao cool: uma investigação dos caminhos metodológicos trilhados por profissionais que pesquisam tendências para organizaçõespt_BR
dc.title.alternativeThe quest for cool: an investigation on the methodological pathways taken by professionals researching trends for organizationspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo investiga os métodos utilizados por profissionais que pesquisam tendências para organizações e suas percepções sobre o coolhunting na atualidade. A pesquisa de tendências, inicialmente confundida com coolhunting, se popularizou no âmbito organizacional no final dos anos 1990 como uma ferramenta estratégica que identifica mudanças socioculturais e padrões emergentes para a obtenção de benefícios comerciais. Apesar dos esforços acadêmicos recentes, a falta de metodologias formais persiste. Por meio de entrevistas com pesquisadores que trabalham para organizações, revelou-se um caminho composto de três etapas complementares: (i) passos iniciais, de compreensão do problema e exploração do contexto, (ii) passos intermediários, para análise e validação de dados e (iii) passos finais, de tradução e transformação das informações em produtos ou serviços. Os resultados foram comparados ao modelo proposto por Gomes et al. (2021b), destacando semelhanças práticas e diferenças teóricas. Por fim, descobriu-se que, embora os entrevistados considerem o coolhunting desatualizado, o utilizam para buscar inovações no início de seus projetos. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977, 2021) associada ao software ATLAS.ti. A presente dissertação contribui para a atualização e evolução dos métodos de pesquisa de tendências e suas aplicações práticas no contexto organizacional.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-5970-5924pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9210885616053941pt_BR
dc.contributor.advisor1Graeml, Alexandre Reis-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9414-1055pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4974122990012680pt_BR
dc.contributor.referee1Graeml, Alexandre Reis-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9414-1055pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4974122990012680pt_BR
dc.contributor.referee2Brito, Eliane Pereira Zamith-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-7340-1337pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6991824880537204pt_BR
dc.contributor.referee3Gomes, Nelson Pinheiro-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-3724-4044pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5583385228707829pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.subject.capesAdministraçãopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
coolhuntingtendenciaorganizacoes.pdf5,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons