Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32996
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAyres, Luan Gabriel dos Santos-
dc.date.accessioned2023-12-04T15:13:17Z-
dc.date.available2023-12-04T15:13:17Z-
dc.date.issued2023-08-28-
dc.identifier.citationAYRES, Luan Gabriel dos Santos. Development and simulation of an autonomous parking system using a low-cost lidar sensor and ultrasonic sensors. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32996-
dc.description.abstractThe automotive industry is constantly transforming, driven by the increasing demand for modern cars with exclusive features. A major challenge for drivers is the difficulty of parking, and the industry seeks solutions through parking assistance. In this context, this work proposes the development of an autonomous parking system, using a lowcost one-dimensional LiDAR sensor for the detection, measurement and classification of the parking space. For this purpose, a detailed bibliographic research was carried out, analyzing the possible paths and possibilities for the implementation of the system, with special focus on the detection of the parking space. After analysis, the RRT* motion planning algorithm was selected for performing simulations in MATLAB software, due to the ease of implementation and the fast-processing speed of the algorithm. In addition, a small-scale prototype of the autonomous parking system was developed and tested. Achieving good results in identifying, measuring and classifying parallel and perpendicular parking spaces. In future work, the aim is to implement the motion planning algorithm in the small-scale prototype, as well as to implement the complete system in a real-scale test vehicle to evaluate the performance and effectiveness of the system under real conditions.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paranápt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (FUNTEF-PR)pt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectEstacionamento de automóveispt_BR
dc.subjectVeículos autônomospt_BR
dc.subjectDetectorespt_BR
dc.subjectAlgorítmospt_BR
dc.subjectEstudo do movimentopt_BR
dc.subjectSimulação (Computadores)pt_BR
dc.subjectMATLAB (Programa de computador)pt_BR
dc.subjectAutomobile parkingpt_BR
dc.subjectAutomated vehiclespt_BR
dc.subjectDetectorspt_BR
dc.subjectAlgorithmspt_BR
dc.subjectMotion studypt_BR
dc.subjectComputer simulationpt_BR
dc.subjectMATLAB (Computer program)pt_BR
dc.titleDevelopment and simulation of an autonomous parking system using a low-cost lidar sensor and ultrasonic sensorspt_BR
dc.title.alternativeDesenvolvimento e simulação de um sistema de estacionamento autônomo utilizando um sensor lidar de baixo custo e sensores ultrassônicospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA indústria automotiva está em constante transformação, impulsionada pela crescente demanda por carros modernos com recursos exclusivos. Um grande desafio para os motoristas é a dificuldade de estacionar, e a indústria busca soluções por meio de assistência ao estacionamento. Nesse contexto, este trabalho propõe o desenvolvimento de um sistema autônomo de estacionamento, utilizando um sensor LiDAR unidimensional de baixo custo para a detecção, medição e classificação da vaga de estacionamento. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica detalhada, analisando os caminhos possíveis e as possibilidades para a implementação do sistema, com foco especial na detecção da vaga de estacionamento. Após análise, o algoritmo de planejamento de movimento RRT* foi selecionado para realizar simulações no software MATLAB, devido à facilidade de implementação e à velocidade de processamento rápida do algoritmo. Além disso, um protótipo em pequena escala do sistema autônomo de estacionamento foi desenvolvido e testado. Obtendo bons resultados na identificação, medição e classificação de vagas de estacionamento paralelas e perpendiculares. Em trabalhos futuros, pretende-se implementar o algoritmo de planejamento de movimento no protótipo em pequena escala, bem como implementar o sistema completo em um veículo de teste em escala real visando avaliar o desempenho e a eficácia do sistema em condições reais.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/6371924251546735pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6371924251546735pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Max Mauro Dias-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7877-3554pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6212006974231025pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Yoshino, Rui Tadashi-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7267-4464pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1374012206166960pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Evandro Leonardo Silva-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4781-6782pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4978036208480917pt_BR
dc.contributor.referee2Justo Filho, João Francisco-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-1948-7835pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0482334057028794pt_BR
dc.contributor.referee3Kaster, Mauricio dos Santos-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-7687-1297pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5494434934031784pt_BR
dc.contributor.referee4Yoshino, Rui Tadashi-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-7267-4464pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1374012206166960pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sistemaestacionamentoautonomolidareultrassom.pdf6,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons