Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33046
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sena, Juliana Yporti de | - |
dc.creator | Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-11T20:23:34Z | - |
dc.date.available | 2023-12-11T20:23:34Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-18 | - |
dc.identifier.citation | SENA, Juliana Yporti de; ROCHA, Zenaide de Fátima Dante Correia. Produto educacional para o ensino de ciências como proposta para aprendizagem mediada. REnCiMa - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 9, n. 5, p. 205-219, out./dez. 2018. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1393. Acesso em: 11 dez. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2179-426X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33046 | - |
dc.description.abstract | This paper aims to demonstrate the role of mediated activity in learning of scientific concepts. The data presented are a part of a research developed in a professional master's degree whose purpose was to apply an Interactive Didactic Sequence (IDS) to investigate the learning of scientific concepts about epidemic diseases in Science Teaching. The results showed a conceptual change on the part of the students about the content worked, this process is related to the mediated activity, provided by the several activities contained in the educational product, that enabled the identification, definition and use of the concepts, contributing to voluntary attention and memory, crucial processes for the internalization of concepts. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | REnCiMa - Revista de Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
dc.relation.uri | https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1393 | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Conceitos | pt_BR |
dc.subject | Science - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Concepts | pt_BR |
dc.title | Produto educacional para o ensino de ciências como proposta para aprendizagem mediada | pt_BR |
dc.title.alternative | Educational product for science teaching as a proposal for mediated learning | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo objetiva demonstrar o papel da atividade mediada na aprendizagem de conceitos científicos. Os dados apresentados são um recorte de uma pesquisa desenvolvida em um mestrado profissional cuja proposta de ensino tinha como intuito aplicar uma Sequência didática Interativa (SDI) para investigar a aprendizagem de conceitos científicos sobre doenças epidêmicas no Ensino de Ciências. Os resultados demonstraram uma mudança conceitual por parte dos estudantes sobre o conteúdo trabalhado, esse processo está relacionado à atividade mediada, proporcionada pelas diversas atividades contidas no produto educacional, que possibilitaram a identificação, definição e utilização dos conceitos, contribuindo para a atenção voluntária e memória, processos cruciais para internalização de conceitos. | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.citation.volume | 9 | pt_BR |
dc.citation.issue | 5 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PCS - Artigos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ensinocienciasaprendizagemmediada.pdf | 237,35 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons