Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3310
Título: A inteligência coletiva como antecedente para inovação empreendedora de pequenos negócios em rede baseados na internet: estudo de caso de uma rede de artesãs
Autor(es): Ardigó, Rafaela Mota
Orientador(es): Graeml, Alexandre Reis
Palavras-chave: Inteligência coletiva
Pequenas e médias empresas - Inovações tecnológicas
Artesãs - Recursos de rede de computador - Estudo de casos
Empresas domiciliares - Administração
Efetividade
Empreendedorismo
Administração
Swarm intelligence
Small business - Technological innovations
Women artisans - Computer network resources - Case studies
Home-based businessesAdministration
Effectiveness
Entrepreneurship
Administration
Data do documento: 3-Mai-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ARDIGÓ, Rafaela Mota. A inteligência coletiva como antecedente para inovação empreendedora de pequenos negócios em rede baseados na internet: estudo de caso de uma rede de artesãs. 2018. 132 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: O objetivo dessa dissertação é avaliar a contribuição da Inteligência Coletiva para a inovação empreendedora de pequenos negócios baseados na Internet, considerando a relevância das pequenas empresas no atual contexto do desenvolvimento capitalista informacional. Para viabilizar o objetivo, a pesquisa pautou-se por: i) CARACTERIZAR e JUSTIFICAR o objeto de estudo, ii) OBSERVAR os elementos de inteligência coletiva a partir das interações ocorridas na comunidade escolhida, iii) ASSOCIAR os elementos percebidos na pesquisa indutiva a teorias que pudessem explicar a relação entre eles e as inovações percebidas e iv) ANALISAR a efetividade dos fatores antecedentes de inovação identificados na obtenção da inovação. O objeto de estudo foi um empreendimento baseado em uma comunidade virtual de artesanato com predominância feminina. A estratégia de pesquisa escolhida é de natureza qualitativa, com delineamento por estudo de caso com propósito exploratório e de orientação interpretativa, baseada em diferentes unidades de análise em um único caso, portanto avaliada no nível meso. A pesquisa é baseada em dados primários que foram coletados a partir do método netnográfico e etnográfico de observação participante e analisados a partir das notas de campo e da análise de conteúdo estrutural, com interposição de análise linguística. Os resultados viabilizaram a proposição de um modelo de inteligência coletiva, no qual a formação de comunidades virtuais, o estabelecimento de confiança e o fomento a colaboração emergem como antecedentes para inovação em uma pequena empresa baseada na Internet. Além disso, a orientação para o mercado configurou-se como a principal estratégia de inovação para o caso avaliado com este modelo de negócio. Os resultados obtidos podem auxiliar aqueles que desejem desenvolver um pequeno negócio baseado em uma comunidade/rede pela Internet.
Abstract: Our effort in this research aims evaluate the contribution of Collective Intelligence to innovation in small enterprises based on Internet. To facilitate achieve the objective, the research adopted the following criteria: i) TYPIFY and JUSTIFY the subject of analysis, ii) OBSERVE the collective intelligence aspects from the interactions carried out among the members of the subject of analysis, iii) ASSOCIATE the perceived aspects to theories which can explain the relation between collective intelligence and perceived innovations and, iv) ANALIZE the effectiveness of the perceived collective intelligence aspects with innovation. The subject of study embraced a virtual community enterprise of craftswomen. The research strategy follows a qualitative nature, under a single case study with different units of analysis and, with exploratory purpose and interpretative orientation, so, guided by an analysis perspective of level meso. The research is based on primary data, retrieved from nethnographic and ethnographic method, with the approach of participatory observation and analyzed by researcher from field notes and content structural analysis, with the interposition of linguistic analysis. With the results, a model of Collective Intelligence as antecedent for innovation in small business based on Internet was proposed. The developed model argues that formation of virtual communities, establishment of confidence and, stimulation of collaboration, are the aspects of collective intelligence that promote innovation. Besides, the market orientation came out as the key innovation strategy to the case that adopted this business model. The results obtained can help those who wish to develop a small community/network-based Internet business.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3310
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGA_M_Ardigó, Rafaela Mota_2018.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.